Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 26 de abril de 2016



Univates:

A Univates realiza, na próxima sexta-feira, dia 29 de abril, a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis – PPGSAS. O evento traz o historiador Luiz Marques, professor do departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, que fala sobre seu livro mais recente, “Capitalismo e Impacto Ambiental”. Marques faz uma profunda reflexão sobre a atual situação de caos ambiental em que vivemos. O professor analisa a responsabilidade de governos e empresas pela degradação do meio ambiente que, além de aumentar a cada dia, está profundamente ligada ao modo de produção capitalista e, enquanto a sociedade for organizada dessa forma, não será possível reverter a destruição ambiental.

O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no auditório do Prédio 20 da Univates, no Tecnovates, a partir das 19h30min. As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5726.

Vale do Taquari:

Nesta terça-feira, dia 26, acontece caminhada do Grupo Caminhando com Saúde e Alegria de Doutor Ricardo. Será a partir das 16 horas, na Unidade de Saúde.

Até o dia 09 de maio, a agência FGTAS/SINE de Encantado estará operando somente com um funcionário. Um dos servidores estará de férias. Em função disso, neste período o atendimento será das 08 às 13 horas, e, não haverá encaminhamento de Carteira de Identidade.

Nesta terça e quarta-feira, dias 26 e 27, Teutônia volta a receber a Unidade Móvel do Sebrae/RS, oferecendo atendimentos especializados, gratuitos, aos empreendedores locais. O veículo adaptado e transformado em escritório itinerante estará em frente ao Supermercado Languiru, nos bairros Languiru e Canabarro, nos turnos da manhã e da tarde.

Rio Grande do Sul:

A chuva dos últimos dias causou prejuízo superior a R$ 400 milhões nas lavouras da região Sul do Estado, segundo levantamento da Emater. A situação é de alerta e mobiliza autoridades estaduais e regionais. Além das perdas nas plantações de soja, arroz e milho e na produção de leite, o mau tempo agravou as condições das estradas. Num encontro extraordinário da Associação dos Municípios da Zona Sul, em Pelotas, foram definidas ações para amenizar as dificuldades dos produtores, como encaminhar pedidos de prorrogação de financiamentos e de facilitação de novos pedidos de empréstimos. A intenção também é agilizar os decretos e homologação de situação de emergência dos municípios afetados e obter mais recursos federais e estaduais.

Brasil:

No período de 09 a 20 de maio podem ser realizadas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A taxa é de 68 reais. A prova será aplicada nos dias 05 e 06 de novembro. A inscrição deve ser feita no site enem.inep.gov.br. O cartão de confirmação, com os locais de prova, não serão enviados pelo correio, é preciso acessar pela internet.

Na próxima sexta-feira, dia 29 de abril, encerra o período para Declaração do Imposto de Renda. Devem entregar o documento, pessoas físicas que em 2015 tiveram uma renda superior a 28 mil 123 reais e 91 centavos. Quanto mais tarde a declaração for enviada, mais tarde o contribuinte receberá a restituição. No pagamento das restituições, têm prioridade, idosos, portadores de doenças graves e pessoas com deficiência. Os primeiros lotes da restituição devem ser pagos a partir de junho. A Receita espera receber mais de 28 milhões de declarações.

Mundo:

Duas pessoas morreram nesta segunda-feira em uma explosão que destruiu parte de uma fábrica de armas na Bulgária, a mais importante do país, anunciou a direção da empresa. A explosão aconteceu em uma fábrica do grupo Arsenal, em Kanzalak, Centro do país, quando dois homens trabalhavam em uma máquina e uma faísca provocou a detonação de uma reserva de pólvora.

A fábrica, privatizada em 2011, produz principalmente fuzis de ataque, metralhadoras e cartuchos. Durante a Guerra Fria era a única fora da URSS autorizada a fabricar fuzis AK-47. A Rússia acusa regularmente a unidade de continuar produzindo os fuzis de maneira ilegal. Os acidentes fatais são frequentes nas fábricas de armamento búlgaras, onde segundo os sindicatos as condições de segurança são insuficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário