Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 19 de abril de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 19 de abril de 2016



A implantação de um memorial no Centro Cultural localizado na Rua Bruno Schwertner, utilizando parte do prédio, ainda desativado, é uma das propostas que está sendo discutida por um grupo formado no município, a convite do Governo de Estrela. A ideia inicial, e que já está sendo trabalhada por esta comissão, é realizar uma exposição sobre os 140 anos do município, que serão comemorados no dia 20 de maio. Conforme o empresário Luis Roque Schwertner, um dos integrantes do grupo, a intenção é contar, por meio de fotos, documentos e objetos históricos, os fatos mais marcantes da cidade.

O local ainda deverá receber melhorias, cuja expectativa do Governo Municipal é concluí-las no mês de junho. “Se isto ocorrer, provavelmente em julho a exposição seja aberta à visitação”, diz Schwertner. Segundo ele, o objetivo é manter atividades freqüentes no espaço do Centro Cultural, não somente exposições, como a que está sendo preparada, mas outros eventos artísticos e culturais relacionados ao município.

Fazem parte da comissão o empresário Luis Roque Schwertner, João André Mallmann, Erci Pedro Albarello, Airton Engster dos Santos, Leônidas Erthal, Flávio Jaeger, Werner Schinke e Klaus Simon. Conforme Schwertner, a comissão deve receber mais nomes para colaborar com a iniciativa. Eles voltam a se reunir na próxima sexta-feira (22.04) para dar continuidade aos trabalhos de organização da exposição. 

A mais tradicional festa típica alemã do Estado foi lançada na última sexta-feira (15.04), em evento que contou com a presença de autoridades municipais, organizadores e imprensa. É o 51º Festival do Chucrute, promovido pela Comunidade Evangélica. Uma noite para celebrar a cultura alemã e as tradições deixadas pelos imigrantes que colonizaram o município. “O Festival conta a história de Estrela é uma satisfação darmos nossa colaboração, enquanto governo. Vamos festejar juntos o 51º Festival do Chucrute e os 140 anos de Estrela”, declarou o prefeito Rafael Mallmann.

Participaram do lançamento o vice-prefeito Valmor Griebeler e esposa; primeira-dama Carine Schwingel; o presidente do Legislativo, vereador Adriano Scheeren; o presidente da Comunidade Evangélica, Hans Udo Frantz; a pastora Angela Ulrich; a rainha do Festival, Letícia Prediger, e as princesas Isadora Schmidt e Ana Carolina Ortiz Bastian, e os casais comendadores, responsáveis por organizar a programação deste ano. O presidente da Comunidade, Udo Frantz, destacou o crescimento do Festival e o fato de estar alicerçado no voluntariado. Instrutor dos grupos de danças alemãs, Andreas Hamester frisou que o evento é completo e preserva a cultura passando de geração em geração.

“Falar do Chucrute é falar de história, da nossa história”, disse a pastora Angela Ulrich, frisando que também a história da Comunidade Evangélica é contada através do evento. Já o presidente do Legislativo, Adriano Scheeren, citou a importância dos grupos de danças alemãs, atividade que promove a inclusão, educação e respeito. Após as manifestações o presidente Hans Udo Frantz declarou oficialmente lançado o Festival e os convidados participaram de um coquetel oferecido pela Comunidade. 

O prefeito Rafael Mallmann foi o primeiro palestrante do ano no ciclo de reuniões da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela. Foi também a primeira conduzida pelo novo presidente da entidade, Pedro Barth.

Empresários da cidade, secretários municipais e vereadores ouviram atentamente a apresentação do chefe do Executivo, que explanou sobre os principais programas do Governo de Estrela sob a ótica do Planejamento Estratégico. “O Planejamento é um trabalho realizado com a parceria da Cacis, da Faculdade La Salle e muitas entidades de Estrela. Uma visão do que queremos para nossa cidade para os próximos 20 anos”, explicou Mallmann.

A apresentação foi dividida nos quatro eixos temáticos: sociedade; processos internos; aprendizado e crescimento; e sustentabilidade. Em cada um dos eixos Mallmann apresentou programas, entre eles a criação da Sala do Empreendedor e das Fiscalizações, que visam desburocratizar a abertura de empresas no município. Obras de pavimentação, investimentos na agricultura e atração de novas empresas foram destacadas pelo prefeito. “Apesar da crise econômica que assola o país o município de Estrela teve um crescimento de 9% no último ano, muito acima da média”, observa.

As contas públicas também foram abordadas. Mallmann apresentou as despesas e receitas do município em 2015 e disse que Estrela arrecadou mais do que gastou. “Tivemos equilíbrio ao gastar o dinheiro público e não iniciamos nenhuma obra sem ter o recurso depositado”, enfatizou. Em especial, ressaltou a captação feita no Governo Federal e do Estado desde 2013, que ultrapassou os R$ 7 milhões e R$ 3,6 milhões respectivamente. “Com planejamento e responsabilidade, garantimos conquistas. Com diálogo e participação, construímos o futuro”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário