Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 14 de abril de 2016



O Grupo de Trabalho Intersetorial do Programa Saúde na Escola (PSE) realizou recentemente a sua segunda reunião do ano, a fim de planejar as atividades mensais e as ações a serem desenvolvidas junto às escolas participantes do programa no município. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Em Estrela conta com a participação das escolas municipais de Ensino Fundamental Leo Joas, Odilo Afonso Thomé e Ruth Markus Huber, e da escola de Educação Infantil Criança Feliz; e das escolas estaduais Nicolau Müssnich, 20 de Maio e Indígena. Neste mês de abril o foco é a avaliação antropométrica das crianças e adolescentes – medição e pesagem – que tem o acompanhamento de nutricionista.

De acordo com a coordenadora do grupo, Mariana Mazzarino, o grupo também iniciou o planejamento das atividades que vão ocorrer no mês de maio. No dia 18 é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e, assim, o foco nesse período será a saúde mental. No dia 18 haverá apresentação da peça teatral “40 segundos”, pelo grupo de teatro da Secultur. A peça, para alunos do 8º e 9º anos da rede pública, trata do bullyng virtual, abordando questões como o suicídio de adolescentes, por exemplo. Nesse dia a programação terá a participação do Coral do Caps e haverá exposição de trabalhos feitos pelos usuários que participam das oficinas do Caps e do Estratégia da Saúde da Família dos Bairros Imigrantes e Moinhos, que são coordenados pela psicóloga Viviane de Souza Rolim. 

Encontro promovido pela Secretaria de Educação de Estrela reuniu cerca de 75 professores

Professores dos Anos Iniciais e de Língua Portuguesa dos Anos Finais, da rede municipal de Estrela, participaram nesta terça-feira (12.04) de uma formação promovida pela Secretaria de Educação (Smed). Dirigida pela coordenadora geral pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Projeto, de Porto Alegre, Elisabeth Baldi, a capacitação reuniu cerca de 75 docentes. Eles trabalharam o livro “Leitura nas séries iniciais”, de autoria de Elisabeth. A importância da leitura na escola, orientações didáticas e critérios para a seleção de textos a serem desenvolvidos com os alunos foram temas trabalhados.

O encontro foi também uma preparação para a Feira do Livro deste ano, que ocorre em setembro, de 13 a 16. Uma nova etapa da capacitação, também com a Elizabeth Baldi, será realizada no próximo dia 26 de abril. Já no mês de maio a atividade seguirá, desta vez, também, com a participação dos professores do jardim A e B, quando serão trabalhadas as obras do escritor e ilustrador André Neves. Ele é autor e ilustrador dos livros infantis Um pé de vento; Caligrafia e Dona Sofia; Colecionador de Pedras; O enigma das caixas; Menino chuva na rua do sol; Mestre Vitalino; O ovo e vovô; A seca; O segredo da arca de Troncoso; Uma história sem pé nem cabeça; Vira, vira, vira lobisomem; Maria Peçonha; Sebastiana e Severina, Lino, Margarida, Obax, Tom, Entre Nuvens, Brinquedos, entre outros.

André Neves, que vai participar da Feira do Livro, trabalha pesquisando, escrevendo e ilustrando livros infantis. É formado em Relações Públicas e em Artes Plásticas, que começou a estudar em 1995. Desde então, atua como escritor e ilustrador de suas obras e de outros autores. É arte-educador e promove palestras e oficinas sobre Literatura Infantil e Juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário