Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Vale do Taquari - 18 de abril de 2016


Univates:

Um estudo científico do Grupo de Pesquisa Práticas Ambientais e Redes Sociais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), foi publicado na revista internacional Latin American Research Review (LARR), da Associação de Estudos Latinoamericanos da Universidade de Pitsburgo, Pensilvânia, Estados Unidos. O artigo intitulado “Interações comunitárias com os recursos hídricos em Marques de Souza, RS, Brasil: o elo perdido” aprofunda a relação da comunidade com a água a partir do viés sociocultural. As autoras são Jane Mazzarino, Luciana Turatti, Laura Barbieri de Oliveira, Cristiana Ruwe e Monique de Moraes Quadros. A revista é considerada de altíssima qualidade em duas áreas de conhecimento: caracteriza-se como A1 na área Interdisciplinar e B1 nas Ciências Ambientais.

Vale do Taquari:

Na cidade de Encantado a etapa municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) ocorre nos dias 04, 05 e 06 de maio. As escolas podem inscrever suas equipes até o dia 29 de abril, na Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo.

Os jovens de Doutor Ricardo que completam 18 anos em 2016, devem comparecer na Junta do Serviço Militar até o dia 30 de junho para realizar o alistamento.

Rio Grande do Sul:

Vinte e dois deputados do Rio Grande do Sul votaram a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff neste domingo na Câmara dos Deputados, em Brasília. Outros oito se posicionaram contrários ao afastamento de Dilma.

O deputado Pompeu de Mattos (PDT) se absteve, mas seu voto foi computado como contrário ao impeachment. Dos deputados que votaram contra, um é do PDT, Afonso Motta. O restante é do PT. 

Votaram pela aprovação do impeachment parlamentadores do PP (6), PMDB (5), do PSB (2), do PSD (2), do PTB (2), do PSDB (1), do DEM (1), do PRB (1), do PDT (1) e da Rede (1).

Confira os 22 deputados gaúchos que votaram a favor do impeachment:

Nelson Marchezan Jr. (PSDB)

Alceu Moreira (PMDB)

Darcísio Perondi (PMDB)

José Fogaça (PMDB)

Mauro Pereira (PMDB)

Osmar Terra (PMDB)

Afonso Hamm (PP)

Covatti Filho (PP)

Jerônimo Goergen (PP)

José Otávio Germando (PP)

Luis Carlos Heinze (PP)

Renato Molling (PP)

Heitor Schuch (PSD)

José Stédile (PSD)

Onyx Lorenzoni (DEM)

Danrlei de Deus (PSD)

Carlos Gomes (PRB)

Luiz Carlos Busatto (PTB)

Ronaldo Nogueira (PTB)

Sérgio Moraes (PTB)

Giovani Cherini (PDT)

João Derly (Rede)

Veja os oito que foram contrários ao afastamento de Dilma:

Bohn Gass (PT)

Henrique Fontana (PT)

Marco Maia (PT)

Marcon (PT)

Mário do Rosário (PT)

Paulo Pimenta (PT)

Pepe Vargas (PT)

Afonso Motta (PDT)

Brasil:

Após a sessão que aprovou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse na noite deste domingo (17) que encaminhará o resultado para o Senado já nesta segunda-feira. Ele afirmou que quanto mais o trâmite demorar no Senado, pior.

A abertura do processo foi aprovada por um placar de 367 votos a favor e 137 contra. Houve sete abstenções e dois parlamentares estavam ausentes

Mundo:

O forte terremoto de 7,8 graus de magnitude que atingiu o Equador na noite desse sábado deixou até agora 246 mortos e 2.527 feridos, segundo o último balanço divulgado neste domingo pelo vice-presidente equatoriano, Jorge Glas, que visita a região costeira, a mais afetada pelo abalo.

"A cifra atualizada total consolidada que temos agora é de 246 cidadãos que perderam a vida e ao redor de 2.527 feridos", declarou Glas à imprensa, sem detalhar o número de desaparecidos após o terremoto, o mais grave no país desde 1979.

O terremoto de 7,8 graus teve uma duração de aproximadamente um minuto e afetou seis províncias da costa equatoriana, de norte a sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário