Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 05 de fevereiro de 2016



Mais de 40 pessoas, de várias segmentos da comunidade, reuniram-se na tarde desta quinta-feira (4), na Câmara de Vereadores de Estrela, para começar a elaborar o Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes Aegypti – “Todos contra o mosquito da dengue”. O encontro, conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, enfermeira Carmen Hentschke, é mais uma ação do município para evitar o aparecimento do mosquito transmissor, cujo foco, neste momento, é a eliminação dos criadouros.

Segundo ela, diversas ações vêm sendo realizadas e programadas, como um chamamento aos estudantes de todas as redes de ensino no retorno às aulas. No próximo dia 13, conforme Carmen, deverá ocorrer uma mobilização nacional, quando Estrela mais uma vez estará engajado. Há possibilidade de que o Exército desloque militares para a cidade a fim de participarem do movimento, o que foi discutido em reunião esta semana. Nessa data vai haver também vacinação de cães no Bairro Imigrantes e uma das propostas é aproveitar a atividade para intensificar a campanha junto à população, além de promover um mutirão de limpeza no bairro.

Outras sugestões apresentadas no encontro foram a divulgação nos postos de saúde, por meio de vídeos, sobre o combate ao mosquito; confecção de camisetas identificando as equipes quando estas se deslocarem pelos bairros; criação de equipes de estudantes nas escolas, a fim de que atuem nos bairros onde se localizam, esclarecendo os moradores sobre medidas para prevenir o aparecimento do mosquito. Cada entidade representada no encontro vai levar as informações para o seu grupo, a fim de difundir as ações e medidas de prevenção. 

Carmen salientou, na ocasião, que Estrela não é um município infestado. Em dezembro houve um caso positivo numa das armadilhas onde é feito o controle. Neste caso, foi feita uma “varredura” em todas as residências localizadas num raio de 300 metros da armadilha. Depois disto, não houve mais nenhum caso positivo na cidade. 

A apresentação da peça teatral “Labirinto de Sentimentos”, ontem (3) à noite, para todos os professores e servidores que atuam nas 11 escolas Educação Infantil do município, deu início às atividades do ano de 2016. O espetáculo é composto por quatro personagens e conta a estória de um profissional de aproximadamente 60 anos, que conversa com seu neto sobre a saudade que sente de antigamente. Aos poucos essa conversa caminha para os dias de hoje e culmina em uma grande lição sobre o amanhã. Foi uma abordagem sobre “o que fizemos, o que fazemos e o que faremos das nossas vidas nas áreas profissional e pessoal”. 
Os profissionais das Emeis foram recebidos pelo secretário de Educação Marcelo Mallmann e pela equipe da Smed. Em sua mensagem, Mallmann manifestou sua confiança no trabalho de todos e a convicção de que terá continuidade o trabalho de qualidade que vem sendo feito pelas mais de 1,3 mil crianças que frequentam as escolas de Educação Infantil de Estrela. Ele também destacou que 2016 será um ano importante para a Educação como um todo, pela construção do Plano Nacional de Educação e da implementação da base curricular nacional. “Acredito que será um divisor de águas e espero que saiamos do discurso para a prática, mudando a realidade educacional no país”, frisou.
Marcelo Mallmann lembrou que a nova base curricular vai inserir questões como os valores humanos. “Vamos terque trabalhar isto efetivamente, a fim de formarmos cidadãos mais fortalecidos”, acrescentou. 

As repartições públicas municipais de Estrela farão ponto facultativo na segunda e terça-feira de Carnaval, dias 8 e 9. O retorno às atividades será na Quarta-feira de Cinzas à tarde, a partir das 13h30min. Os Postos de Saúde também estarão fechados na segunda e terça, mas voltam com o atendimento normal na quarta-feira pela manhã. Na rede municipal de ensino, as escolas também vão atender normalmente a partir de quarta-feira pela manhã.

A Secretaria Municipal da Agricultura manterá plantão de veterinário e inseminador durante todo o período de Carnaval. Os chamados devem ser feitos até às 9h pelo telefone (51) 3981-1055. Já o recolhimento de lixodoméstico será normal durante todo este período, obedecendo ao cronograma estabelecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário