Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 19 de fevereiro de 2016


Univates:

Novo ambiente, equipamentos de qualidade, layout renovado e praticidade são algumas das novidades da nova academia da Univates, que iniciou suas atividades na última quinta-feira, dia 11 de fevereiro. Localizada no Complexo Esportivo, obteve um aumento de 100 m² em sua estrutura, passando a contar com dois espaços, sendo um voltado só para a parte aeróbica e outro para a musculação. 

Vale do Taquari:

CIC VT e CERTEL destacam o potencial hidrelétrico do Rio Taquari em Encantado e Muçum.

Durante a reunião realizada na noite desta terça-feira, na Câmara de Vereadores de Encantado, o Diretor de geração de energia da Certel anunciou que a Fepam vai estudar o projeto para instalação da maior hidrelétrica da região, a usina de Muçum. A notícia deu um novo fôlego na luta pela produção energética, uma das principais bandeiras da CIC VT. 

A liberação veio no dia 26 de janeiro de 2016, um ano após a Fundação de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler indeferir o processo solicitado pela Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia. Agora a Certel aguarda uma resposta da Fundação para tocar o projeto e conseguir a licença ambiental prévia. As etapas do empreendimento contemplam ainda o estudo de viabilidade, leilão de energia, projeto básico, a licença de instalação, construção da usina, a licença ambiental de operação e a operação propriamente dita. 

O Diretor salientou que se tudo corresse em ordem e a Fepam liberasse a licença no período de 6 meses, a obra poderia estar pronta dentro de 4 anos. Pelo inventário do Rio, a hidrelétrica entre Muçum e Roca Sales vai ter capacidade de produzir 79,50MW, energia suficiente para atender uma população de 240 mil pessoas. Júlio ressaltou que os países desenvolvidos consomem de 7 a 8 vezes mais energia do que o povo brasileiro. “ O país tem potencial hidrelétrico 4 vezes maior do que o instalado hoje. ”

Durante o encontro, Salecker apresentou ainda dados sobre o projeto para a construção da hidrelétrica de Encantado. Pelos estudos, a usina entre Encantado e Muçum teria capacidade para gerar 36,20MW. O processo dessa obra ainda está parado.

Rio Grande do Sul:

A semana encerra parecida com os demais dias. Tempo seco, sol entre nuvens e sensação de abafamento. O dia começa ensolarado, mas no decorrer do dia, as nuvens aumentam formando áreas de instabilidade que causam temporais no Uruguai e na Argentina e que pode afetar principalmente a Metade Oeste do Estado.

O calor segue e será mais um dia de temperatura elevada na maioria das regiões. Em Porto Alegre a máxima deve ser de 34ºC.

Brasil:

Por 6 votos a 1, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (18) manter a validade da Lei Complementar nº 105/2001, que permite à Receita Federal acessar informações bancárias de contribuintes sem autorização judicial. O julgamento foi interrompido e será retomado na semana que vem, com os votos dos quatro ministros que ainda não votaram.

Mundo:

Em uma entrevista coletiva no avião que o levou do México para o Vaticano, nesta quinta-feira (18), o Papa Franciscodefendeu métodos contraceptivos como um “mal menor” para combater a disseminação do zika vírus, mas criticou o uso do aborto para evitar o nascimento de crianças com microcefalia.

"O aborto não é um problema ideológico, é um problema humano, um problema médico; é matar uma pessoa para salvar outra, no melhor dos casos, ou para deixá-la bem. É um mal em si mesmo", declarou o Pontífice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário