Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 17 de fevereiro de 2016


Univates:

Na próxima quinta-feira, dia 18, inicia-se mais um semestre letivo na Univates e diversos estudantes voltam a circular pelo campus. Alguns já estão há mais tempo por aqui e outros chegam pela primeira vez, mas todos precisam ficar atentos para não esquecer o Cartão Institucional em casa. Emitido para todas as pessoas com vínculo com a Instituição, o cartão é fundamental e obrigatório para a utilização de diversos serviços internos da Univates. 

Vale do Taquari:

As obras do novo Centro Administrativo de Paverama seguem em andamento. Os trabalhos no novo empreendimento orçado em R$ 950.000,00 completam quatro meses em fevereiro. O prazo para conclusão da obra é de oito meses. O recurso foi solicitado pelo prefeito Vanderlei Markus ainda em 2013, e foi liberado apenas em meados de 2015. A nova Sede Administrativa está localizada entre as Ruas 4 de Julho e Jacob Flach, aos fundos da sede atual.

O Centro Administrativo é um projeto técnico adequado à realidade local, prevendo a instalação de todos os órgãos estruturais do Município. O prédio está enquadrado em uma linha funcional que possa oferecer condições ideais para instalação dos órgãos do Município e serviços de melhor qualidade e centralização. O atual espaço físico onde está instalada a Prefeitura, já não oferece mais as condições básicas exigíveis para abrigar os serviços municipais.

Rio Grande do Sul:

No primeiro dia de votações deste ano na Assembleia Legislativa, líderes de centrais sindicais tiveram livre acesso no salão de Júlio de Castilhos e aproveitaram a oportunidade para solicitar aos deputados uma emenda complementar ao projeto do governo de reajuste do salário mínimo regional. O índice de 9,6%, sugerido pelo Palácio Piratini, desagradou os trabalhadores que exigem o mesmo percentual concedido para o salário mínimo nacional que foi 11,68%. Com isso, a intenção é de que a emenda estabeleça um diferencial para atingir a soma pretendida.

Brasil:

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) adiou o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua mulher, Marisa Letícia, no inquérito aberto pelo Ministério Público de São Paulo sobre suposta propriedade de familiares do petista de um tríplex no Guarujá, no litoral paulista. O depoimento estava previsto para esta quarta-feira, no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista.

A liminar foi concedida no fim da noite dessa terça-feira, pelo conselheiro do CNMP Valter Shuenquener de Araújo. Ele atendeu a "pedido de providências", com pedido de medida liminar, protocolado pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), um dos parlamentares mais próximos de Lula.

Mundo:

O Parlamento francês prolongou por mais três meses e por uma ampla maioria na Assembleia, nesta terça-feira, o estado de urgência em vigor desde os atentados de 13 de novembro em Paris. Depois da votação favorável no Senado, os deputados adotaram a prorrogação nesta terça por 212 votos contra 31. Segundo o governo, a ameaça terrorista no país é "mais elevada do que nunca".

Nenhum comentário:

Postar um comentário