Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 29 de fevereiro de 2016



Univates:

O Teatro do Centro Cultural Univates recebe a primeira apresentação do ano da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), no dia 6 de março, domingo, às 18h. Sob a regência do diretor artístico e maestro Evandro Matté, os músicos interpretarão obras de Shostakovich, Mozart e Beethoven. A soprano Eiko Senda, solista convidada, cantará árias de ópera. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de fevereiro, na bilheteria do Teatro (rua Avelino Tallini, 171, Lajeado – RS), de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 22h30min. No dia do espetáculo, a ocupação da plateia ocorre a partir das 17h.

Vale do Taquari:

Serão retomadas na segunda-feira, dia 29, as atividades do Programa Viver Bem, mantido pela Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado. Os 17 núcleos existentes atendem mais de 300 participantes. O programa oferece gratuitamente aulas de ginástica, atividades de alongamento, recreação, integração e jogos para adultos.

A Emater de Roca Sales e a União Rocasalense de Clubes de Mães realizarão evento alusivo ao Dia da Mulher. O encontro está marcado para o dia 05 de março na sede da Associação Caça e Pesca na Linha Marechal Deodoro. Cada grupo deve se organizar com o transporte.

Em Lajeado quem quitar o IPTU até segunda-feira, dia 29 de fevereiro, terá 7,5% de desconto. Já aqueles que pagaram o imposto até 31 de março receberão 5% de desconto. Existe também a possibilidade do parcelamento do IPTU em até oito vezes.

Em Travesseiro os carnês de pagamento de IPTU e ISSQN estão a disposição na Prefeitura. Quem fizer o pagamento até segunda-feira, dia 29 de fevereiro, recebe o desconto de 20%. A partir de 1º de março pode ser solicitado o parcelamento do tributo.

A Administração Municipal de Anta Gorda oferece o curso gratuito de língua italiana. As inscrições podem ser efetuadas até segunda-feira, dia 29 de fevereiro, junto à Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Roca Sales da sequência ao processo de reuniões de base no interior do município. Na segunda-feira, dia 29, às 14 horas, o encontro ocorre na Linha Brasil. Na terça feira dia 1º de março a reunião acontece na Linha Arroio Augusta Alta, dia 03 de março em Linha Fernando Abott - Moriggi e no dia 04 de Março Linha Marechal Deodoro Constância. O processo vai até dia 11 de março.

A Secretaria da Saúde e Assistência Social de Travesseiro convoca as mulheres interessadas em participar dia 08 de Março da programação do Dia Internacional da Mulher, promovido em parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro e prefeituras dos três municípios, para fazer a inscrição no Posto de Saúde da Sede ou no CRAS. Neste ano o encontro acontece em Capitão e as mulheres de Travesseiro devem se inscrever para garantir o transporte das comunidades até o local do encontro.

Os ensaios do Coral Municipal de Colinas retornarão no dia 1º de março, terça-feira, às 19 horas e 30 minutos, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil.

Rio Grande do Sul:

O deputado federal José Fogaça, do PMDB, está internado desde a madrugada de sábado no Hospital São Francisco (Complexo da Santa Casa de Porto Alegre) em decorrência de de problema cardíaco. Fogaça sentiu-se mal ontem, em sua casa de praia, em Xangri-lá,no Litoral Norte, sendo atendido primeiramente no Hospital Santa Luzia, de Capão da Canoa.

Com o diagnóstico de que estava infartando, o deputado foi transferido para a unidade de Porto Alegre, onde deve ser operado na próxima quarta-feira. Segundo sua assessoria, o deputado passa bem, submete-se a uma bateria de exames e tem acompanhamento dos cardiologistas Fernando Lucchese e Paulo Leães.

Brasil:

Nos próximos dias, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional encaminha ao Senado um requerimento pedindo o afastamento imediato do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), enquanto durarem as investigações por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Casa.

O presidente da OAB, Claudio Lamachia, disse que a entidade não faz juízo de valor quanto à culpabilidade do petista à medida que o processo que investiga o senador não está concluído. “Ao se manter no cargo, o senador debocha dos cidadãos, inclusive com poder para interferir no andamento do processo”, criticou o presidente da OAB.

Mundo:

Pelo menos 18 pessoas morreram durante um duplo atentado em dois restaurantes em Baidoa, a 250 quilômetros a Noroeste de Mogadíscio, capital da Somália, segundo informaram neste domingo fontes dos serviços de emergência à agência Efe.

No primeiro atentado, os terroristas explodiram um carro-bomba em frente a um restaurante e, pouco depois, um homem-bomba explodiu no interior de um estabelecimento, segundo a polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário