Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 26 de agosto de 2017

Sistema de Segurança Integrado entre Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS)



A proposta de oficialização da adesão ao Sistema de Segurança Integrado entre Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS) foi apresentada para autoridades dos municípios do Vale do Taquari. Em reunião almoço no município de Arroio do Meio, nesta sexta-feira (25), o secretário Cezar Schirmer, realizou um diagnóstico da Segurança Pública no Brasil e a realidade gaúcha para os representantes municipais.

O SIM/RS foi implantado em abril deste ano com o intuito de promover a união das instituições estaduais e municipais para a criação de ações efetivas no combate à criminalidade. Para o Schirmer, a integração é o principal caminho contra a violência. “Nos últimos meses, diversas operações foram realizadas em parceria com a Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal, comprovando que juntos somos mais fortes”, exemplificou.

A Operação Pulso Firme, a maior já realizada no Rio Grande do Sul, mobilizou no final do mês de julho, mais de três mil homens de 20 instituições para a transferência de 27 criminosos de alta periculosidade para presídios federais. “O sucesso da operação foi possível graças à união de todos os esforços. É um grande exemplo de que, trabalhando de forma cooperada, podemos construir um Estado com mais segurança para a população”, lembrou.

Desde o lançamento, 15 municípios já aderiram ao projeto, que juntos, representam 23% da população e 28% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Além disso, 70 municípios também demonstraram interesse em engajar-se ao sistema.

Schirmer explicou também que o intuito do sistema é explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos. Entre as possibilidades, o secretário destacou a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnológicas, a troca de informações, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas andidogradição e a reinserção de apenados na sociedade.

Além do SIM, a Segurança Pública investiu na construção de dois centros de triagem para presos provisórios, na construção de um presídio federal, na captação de recursos para a construção de novos presídios e a abertura da Pecan 2. Outras ações como a permuta para construção de presídios e a autonomia do Corpo de Bombeiros também fizeram parte do planejamento da SSP.

SIM/RS

O Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS), lançado em abril deste ano, estabelece obrigações mútuas entre o estado e os parceiros, como instituições vinculadas, secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil. A adesão ao sistema é feita de acordo com a estrutura disponível, sem a necessidade de criação de novas estruturas ou órgãos que onerem custos aos cofres públicos. Desde o lançamento, 70 municípios demonstraram interesse em aderir ao SIM/RS.

Esta adesão ao sistema não é padronizada, mas construída com base na estrutura disponível do Estado e do município ou instituição proponente, com o intuito de explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos. Entre as possibilidades estão a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnologias, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.

Fonte: Governo do Estado do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário