Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 22 de agosto de 2017

APAE de Estrela comemora 50 Anos




































Estrela-RS - 21 deagosto de 2017.

APAE de Estrela comemora 50 Anos

Na segunda-feira (21) a Câmara de Vereadores de Estrela, por indicação da vereadora Débora Martins (PMDB), realizou Sessão Solene para homenagear os 50 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município que foi criada em 18 de agosto de 1967, quando ocupava a presidência o Sr. Francisco Xavier Vier.

O atual presidente é o Sr. João Carlos Schafer, e no período de existência da entidade teve 24 presidentes que de forma voluntária dedicaram seus serviços a esta instituição.

A atual diretora é Roseliane Tolio, que juntamente com os técnicos e professores atuam para atender 130 pessoas com necessidades especiais.

A vereadora Débora disse que são 50 anos dedicados a qualidade de vida das pessoas, acolhendo, prestando os atendimentos necessários, estimulando, reabilitando, e integrando à comunidade e ao mercado de trabalho e ainda oferecendo suporte emocional e orientações às famílias. Afirmou ser importante políticas públicas a nível municipal, estadual ou federal, para fortalecer e sustentar financeiramente a Apae. Débora passou um vídeo com as atividades desenvolvidas na instituição.

O prefeito em exercício Valmor Griebeler, saudou os profissionais da Apae que com seu trabalho competente garantem a credibilidade que a instituição possui. 

O presidente João Carlos Schafer afirmou que a Apae tem compromisso sério com a transparência que é uma marca ao longo dos 50 anos de sua existência. Poder contar com o Poder Executivo e comunidade é fundamental para manter as portas abertas, salientou.

A diretora, Roseliane Tolio, contou que a Apae atua na área de Assistência Social, Saúde, Educação e apoio as famílias. Atende por mês 130 usuários: crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais. Atua de forma interdisciplinar áreas como pedagogia, técnica e saúde.

A Apae mantém a Escola de Educação Especial Cantinho do Sorriso com 56 alunos atendidos, cumprindo calendário escolar com 200 dias letivos.

Nas áreas da saúde e assistência social são atendidas 54 usuários. Em torno de 40 pessoas tiveram inclusão no mercado de trabalho, com intermediação da Apae.

A Apae faz o transporte das crianças em veículo que foi doado e com motorista cedido pela Prefeitura. Possui dois cavalos para ecoterapia. Para manter todos os serviços é fundamental o apoio da comunidade.

Durante a Sessão Solene foi aberta pela Apae de Estrela a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” que abre debates e coloca a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão, com base no tema: “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”.

A campanha "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelctual e Múltipla 2017" acontece nos dias 21 a 28 de agosto, com muitas atividades em Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário