Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 03 de fevereiro de 2016



Em torno de 1.300 crianças estarão retornando às escolas do município

As escolas municipais de Educação Infantil de Estrela retornam às atividades nesta quinta-feira (4), quando em torno de 1.330 crianças estarão retornando às 11 Emeis da cidade. Antes disso, na quarta, os professores estarão reunidos nas suas escolas para preparar a recepção aos alunos. 

À noite, às 19h, na Soges, ocorre a abertura do ano letivo. Na ocasião, conforme o secretário de Educação Marcelo Mallmann, haverá apresentação da peça teatral “Labirinto de Sentimentos”, que segundo ele vem ao encontro da filosofia de trabalho da Smed, de valorização do ser humano.

O espetáculo é composto por quatro personagens e conta a estória de um profissional de aproximadamente 45 anos, que conversa com seu neto sobre a saudade que sente de antigamente. Aos poucos essa conversa caminha para os dias de hoje e culmina em uma grande lição sobre o amanhã. É uma abordagem sobre “o que fizemos, que fazemos e o que faremos das nossas vidas nas áreas profissional e pessoal”. 

As Emeis de Estrela estavam em férias no mês de janeiro. Em relação à nova Emei do Bairro Pinheiros, o secretário informa que estão sendo feitos os trâmites finais visando sua regularização e posterior abertura, o que deve ocorrer o mais breve possível. A escola, que terá capacidade para atender 120 crianças em turno integral, vai se chamar “Espaço de Sonhos”. 

Mallmann lembra que em 2013, conforme estudo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Educação Infantil de Estrela ocupava a 58ª posição no RS em relação ao atendimento. Já em 2014, em vista da ampliação da oferta de vagas, o município ficou na 38ª posição. Ele observa, por outro lado, que as inscrições de novos alunos nas Emeis serão recebidas a partir do dia 11 de fevereiro e poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Pinheiro Machado, n° 343, 3º andar.

Uma nova estrutura física para a Produção Central de Alimentos da Prefeitura de Estrela está sendo montada no Bairro Oriental. Atendendo a todas as especificações dos órgãos de fiscalização, a fim de manter o fornecimento de alimentação de qualidade para a rede municipal, as atividades no novo espaço devem iniciar no mês de abril. De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Mallmann, também está sendo reestruturado o organograma da Produção Central, que já conta com mais um nutricionista – Lucas Hauschild - para gerenciar e acompanhar os processos de produção dos alimentos, e de uma técnica em alimentos – Luana Kerber - para auxiliar neste processo.
Desta forma, contando com dois nutricionistas no seu quadro de servidores, a Smed vai realizar projeto pioneiro com jogos digitais para o ensino da temática da alimentação saudável para os alunos do 5º ano, através do projeto de mestrado em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, da nutricionista Maína Hemann Strack. “O projeto visa à criação de ferramentas para as ações de educação alimentar e nutricional, a fim de facilitar a inserção da temática na matriz curricular”, ressalta Maína. São iniciativas que, segundo o secretário de Educação, vem qualificar a alimentação escolar de Estrela. 

Central de Alimentos
A Produção Central de Alimentos da prefeitura – cozinha e padaria - funciona hoje junto à Escola Municipal Odilo Afonso Thomé. O grande benefício da central está no acompanhamento e controle direto, pelos nutricionistas, da produção dos alimentos oferecidos aos alunos; na redução da oferta de alimentos processados e ultraprocessados prontos para o consumo; na confecção de preparações culinárias diferenciadas, como pães, bolos e cucas caseiros utilizando verduras e farinhas integrais em sua composição, além da redução de custos em virtude da aquisição de gêneros alimentícios básicos em grande escala. 

BOX
Os números da Produção de Alimentos
- São atendidos cerca de 1,3 mil alunos das Emeis, com 5 refeições diárias
- Nas escolas de Ensino Fundamental são mais 1,9 mil alunos, com um lanche no período de aula. Para os cerca de 400 alunos de turno integral são mais três refeições além do lanche
- Na cozinha central são utilizados mensalmente 1.050 quilos de arroz parboilizado; 750 quilos de feijão, 300 quilos de lentilha, 2,5 toneladas de carne e 1,5 toneladas de verduras
- Na padaria o consumo é de 1,4 mil quilos de farinha, empregados na confecção de aproximadamente 1.150 pães caseiros, 9.820 unidades de pães de cachorro e pão doce, 2.736 pedaços de cuca, 5.796 pedaços de bolo e 2.250 unidades de bolachas caseiras
- Na cozinha atuam seis merendeiras, que iniciam suas atividades às 5h. Elas preparam diariamente o arroz, feijão, carne e as verduras utilizadas na confecção da salada e sopa dos berçários;
- Na padaria atuam três merendeiras, que também iniciam seu trabalho às 5h, para a produção de pães, bolos, cucas e bolachas distribuídos nas escolas
- Na distribuição de alimentos atuam um motorista e um auxiliar. 
- Na Produção Central atua ainda uma servente, responsável pela higiene e limpeza

A rodada desta segunda-feira (01.02) do Vôlei de Duplas Masculino, do projeto Viva Verão, definiu as seis duplas que disputam as finais do certame. A chave D é formada por Tiago e Diego, Douglas e Diego e Guilherme e Felipe. A Chave E tem Luciano e Fernando, Juliano e Daniel e Zilomar e Ricardo. Eles se enfrentam no próximo dia 17, a partir das 19h30min, no Parque Princesa do Vale, quando ocorrem as partidas decisivas desta modalidade. 

Os resultados da rodada de classificação foram os seguintes: Guilherme e Felipe 15 X 21 Zilomar e Ricardo; Santana e Ronaldo 21 X 12 Marcio Ely e Joel Braun; Juliano e Daniel 21 X 0 Cristian e Rafael; Tiago e Diego 21 X 08 Paulo Bruxel e Maurício; Guilherme e Felipe 21 X 10 Santana e Ronaldo; Marcio Ely e Joel Braun 06 X 21 Zilomar e Ricardo; Juliano e Daniel 17 X 21 Tiago e Diego; Paulo Bruxel e Maurício 21 X 0 Cristian e Rafael; Marcio Ely e Joel Braun 11 X 21 Guilherme e Felipe; Zilomar e Ricardo 23 X 25 Santana e Ronaldo; Paulo Bruxel e Maurício 21 X 09 Juliano e Daniel e Cristian e Rafael 0 X 21 Tiago e Diego. 

O projeto Viva Verão é uma promoção do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

O prefeito em exercício de Estrela, Valmor Griebeler, acompanha o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Sérgio Marasca, em reunião da bancada gaúcha federal, em Brasília (DF). O encontro ocorre nesta quarta-feira (3), quando os 31 deputados federais e três senadores discutirão sobre as obras de duplicação da BR-386, que foram interrompidas em razão da escassez orçamentária prevista para este ano de 2016. Está confirmada a presença do diretor geral do Dnit, Valter Casemiro Silveira. 

A reunião da bancada, que é coordenada pelo deputado Giovani Cherini (PDT), terá início às 17h, no Plenário 14 da Câmara dos Deputados."A BR-386 é importante não só para Estrela, mas para o desenvolvimento de todo o Vale do Taquari", ressalta Griebeler. 

O valor previsto no orçamento de 2016 para a duplicação da rodovia é de R$ 2,3 milhões, mas somente o saldo do contrato da construtora é superior a R$ 18,9 milhões. No entanto, há necessidade, segundo o consórcio, de acréscimo no valor global do empreendimento, considerando os valores totais dos contratos das construtoras (duplicação e aldeia indígena), supervisão e gestão ambiental da obra, além de valores das desapropriações. Dos 33,8 quilômetros da obra, entre Estrela e Tabaí, estão concluídos e liberados para o tráfego 23,5 quilômetros, faltando a execução de 10,3 quilômetros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário