Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Sonia Maria Müssnich - No município de Estrela, lecionou em diversas instituições de ensino





Sonia Maria Müssnich 

A professora Sonia Maria Müssnich, nascida em 03 de setembro de 1938, morreu em 14 de outubro de 2015, no município de Estrela. Filha de Albino Ignácio Müssnich e Marieta Darcilla Müssnich, bisneta do Intendente Nicolau Müssnich.

Estudou no Colégio Santo Antônio até o Ginásio, fazendo o Curso Normal no Madre Bárbara em Lajeado, Pedagogia da UFRGS e Pós Graduação na PUC em Porto Alegre.

No município de Estrela, lecionou em diversas instituições de ensino: Em 1959 iniciou no Vidal de Negreiros onde mais tarde foi Supervisora; na Escola 20 de Maio que naquela época (1961) chamava-se Grupo Escolar de Subúrbios; Colégio Santo Antônio (trabalhou por 26 anos no Curso Normal participando na formação de professores); antigo Ginásio Industrial que funcionava onde hoje está localizada a EEEPE – Escola Estadual de Ensino Profissional Estrela; e ainda na E.N.R. Estrela da Manhã onde se situa o IEEM. 

Em Lajeado, lecionou história no Castelo Branco (Castelinho) e na FATES, hoje UNIVATES. 

Trabalhou na Delegacia de Ensino de Porto Alegre e Estrela. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Estrela. Aposentou-se pelo Estado em 1988 e em 2000 pelo Ensino Particular, mas lecionou até 2002. 

Sonia Maria Müssnich gostava de lecionar História do Brasil e Geral, lembrando que se motivou ainda mais para disciplina após visitar o Museu Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, fato que chamou muito sua atenção.

Possuía um acervo notável de fotografias, organizadas em diversos álbuns, que retratavam a história de Estrela, de personalidades das quais lembrava seus nomes e eventos importantes da vida da comunidade, destacando os religiosos. 

Pesquisadora sobre a história de Estrela, a professora Sonia Maria Müssnich, foi requisitada para palestras e entrevistas, inclusive para televisão. 

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos

Um comentário:

  1. Ela realmente era um ser humano incrivel, poico convivi mas era muito amada por toda comunidade ESTRELENSE segundo minhas cunhadas que eram inclusive comadres , as pouco vezes que a vi , nunca poderia me esquecer m era de uma delicadeza , bondade extremamente gentil e sábia mulher ....

    ResponderExcluir