Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Leônidas Erthal - Professor estadual aposentado em Estrela foi delegado adjunto da 3ª CRE, pesquisador, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari



Leônidas Erthal

Professor estadual aposentado em Estrela foi delegado adjunto da 3ª CRE, pesquisador, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari. Nascido em Roca Sales em 04 de abril de 1943. Casado em 1967 com a professora Lúcia Erthal, tendo três filhos: Adriano Erthal, Luciana Erthal de Rose e Cristiana Erthal.

Formação: Professor Rural - Escola Normal Rural Estrela da Manhã; Técnico em Cantabilidade no Ginásio Cristo Rei; Geografia Ufrgs; Estudos Sociais Fundação Atila Taborda em Bagé; Educação Moral e Cívica na Unisc; História Crítica na Univates.

Lecionou na Escola Estrela da Manhã; Escola Estadual Castelo Branco (Lajeado); Ginásio Estadual de Pouso Novo; Escola Estadual Vidal de Negreiros; Colégio Santo Antônio; e formação de geografia para professores na Prefeitura de Estrela.

Realizou diversos cursos de especialização: Teoria Prática de Música e Canto; Cooperativismo para Escolas; Organização de Comunidades e Lideranças; Especialização em Educação Pré-Primária; Missão Pedagógica ESC; Reciclagem de Pessoal Técnico Administrativo e Docente; Formação Especial em Recursos Humanos para o Ensino; Instrução para Educação Ecológica; Ciclo de Estudos de Moral e Civismo; Estudos Econômicos Políticos e Sociais; Seminário Regional de Educação; Encontro Regional de Educação I e II; Seminário Regional de Pesquisadores de História das Comunidades Teuto-brasileiras; Raízes do Vale - Imigração, Colonização, Genealogia.

Profundo conhecedor sobre a história de Estrela e da Paróquia Santo Antônio onde participa do canto coral. 

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário