Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Delegada de Educação da 3ª CRE, 1971-1981, Ruth Markus Huber, natural de Estrela, filha caçula do coronel Augusto Frederico Markus e Joana Geisel Markus



Ruth Markus Huber

Delegada de Educação da 3ª CRE, 1971-1981, Ruth Markus Huber, natural de Estrela, filha caçula do coronel Augusto Frederico Markus e Joana Geisel Markus. Nasceu no dia 08 de junho de 1933 e casou-se com Hans Huber. Mãe de dois filhos, Roberto e Margot.

Iniciou a carreira no Colégio Martin Luther. Destacou-se como alfabetizadora e professora de Lingua Portuguesa. Seus alunos eram expoentes e a todos deixou sua mensagem de mestra amável e amiga.

Exerceu as funções de Secretária da 3ª Delegacia de Ensino, na 3ª Região Escolar, com abrangência em treze municípios.

Foi respeitada e estimada pelos professores, alunos, pais, e prefeitos da região. Em sua gestão foram implementados projetos de extraordinária relevância educacional.

Segundo livro, "70 Anos da 3ª CRE de Estrela, 1938-2008, Ricas Experiências e Belos Exemplos de Vida", a professora Ruth Mrkus, com sua singeleza, era leal, modesta, dotada de elevado espírito de justiça, idealismo, fortaleza, crença e fidelidade ao compromisso assumido. Distinguiu-se entre os Educadores Eméritos.

Falecida em 24 de dezembro de 1994, teve seu nome lembrado pela Prefeitura Municipal de Estrela que, em sua homenagem, denominou uma de suas escolas, "Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruth Markus Huber.

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos:  Acervo Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário