Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Adão Henrique Fett - prefeito empreendedor construiu pontes e escolas, abriu estradas e ruas, implantou redes elétricas e de comunicação e instituiu o Plano Diretor de Estrela-RS




Adão Henrique Fett

Adão Henrique Fett, nascido em 1904, falecido em 1984, foi prefeito de Estrela em duas oportunidades, 1952-1955 e 1964-1969. Também foi suplente de deputado estadual, assumindo como titular em 1960. 

Fett incentivou a instalação da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, em Estrela; construiu o Parque 20 de Maio e a realizou a FEMAI 1966 e 1968, que garantiu a divulgação do município de Estrela em todo território gaúcho. 

O prefeito empreendedor construiu pontes e escolas, abriu estradas e ruas, implantou redes elétricas e de comunicação e instituiu o Plano Diretor. Ele também ousou na construção do prédio da Prefeitura de Estrela, em 1954. 

No campo político, Fett mostrou determinação ao salvar o governador Ildo Meneghetti na Revolução de 1964, com quem manteve sólida amizade.

Adão Henrique Fett, com apenas 17 anos, ao ingressar na Base Aérea de Santa Maria e se tornar um grande conhecedor da aviação. Ele também foi radioamador que, em épocas de cheias do Rio Taquari, passava as informações do Vale para Defesa Civil do Estado - quando não existia outra forma de comunicação.

A paixão por rádio o levou a criar, em 1948, a Rádio Alto Taquari de Estrela, em conjunto com Arnaldo Balvé, que mais tarde viria a ser padrinho de casamento de sua filha Eva Fett Ruschel. 

Com uma visão empreendedora, Fett foi proprietário da Importadora Alto Taquari de Estrela, conhecida na região e Estado pela diversificação e qualidade dos produtos.

Outra importante contribuição de Adão Henrique Fett, foi a instituição do Brasão do Município, através de Lei Municipal em 1953, e da Bandeira em 1968, ambos idealizados por seu amigo Dr. Lauro Reinaldo Müller.

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário