Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Mathias Ruschel Sobrinho - implantou o sistema de luz elétrica no município de Estrela, tendo construído na Cascata de Santa Rita




Mathias Ruschel Sobrinho

Mathias Ruchel Sobrinho nasceu em São Sebastião do Caí, em 1864. Era filho de Miguel e Anna Maria Scholer Ruschel. Em 1872 a família se transferiu para Estrela, vindo residir no solar adquirido da família de Antônio Vitor de Sampaio Menna Barreto (onde está localizada a residência da família Schinke), instalando ali o conhecido Hotel Ruschel, bem como forte casa comercial para abastecer a região.

De 1872 até 1904 permaneceu com seus pais e irmãos. Estudou como interno em São Leopoldo com os padres da ordem dos Jesuítas. Em abril de 1893 casou com Anna Otília Diehl.

Entre 1900 e 1901 construiu sua própria casa. Em 1904 com seus irmãos implantou navegação nos rios Guaíba, Jacuí e Taquari. Entre as embarcações foi adquirido o Vapor Estrella e outros seis, que integravam a frota. A Ruschel Irmãos adquiriu uma sede em Estrela.

Como pioneiro Matias Ruschel Sobrinho, implantou o sistema de luz elétrica no município de Estrela, tendo construído na Cascata de Santa Rita um sistema de turbinas e toda rede de distribuição, trabalho iniciado em 1912 e inaugurado em 1914, permanecendo a atividade sob o comando de Ruschel Irmãos até 1924, quando a Prefeitura de Estrela, procedeu a sua encampação.

Sob a razão de Ruschel Irmãos, implantou um moinho de trigo e beneficiamento de arroz até 1942, quando se aposentou.

Como participante ativo da Comunidade Católica, prestou seus serviços, sempre exercendo grande liderança.

Cedeu parte de sua propriedade para instalar um campo de futebol, para o Estrela FC.

Em 1952, com 88 anos, morreu em Estrela, que embora não sendo seu berço natal, representou local de suas realizações.

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário