Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Gabriel Aloísio Mallmann - Eleito prefeito de Estrela em 1972, reeleito em 1982. Deputado Estadual eleito em 1978.



Gabriel Aloísio Mallmann 

Nascido no dia 19 de maio de 1939, no município de Estrela, filho de Carlos Baltazar Mallmann e Alzira Petter Mallmann, casado com Emilce Terezinha Mallmann, pai de 6 filhos, Luciano, Cesar Henrique, Edilene, Maristela, Carlos Rafael e Gabriela.

Empresário e Contador no município, desde muito jovem manifestava suas preocupações com o futuro de Estrela, vindo a construir uma das mais belas trajetórias políticas do Rio Grande do Sul.

Não foi por acaso que em 1972, com 33 anos de idade, Gabriel juntamente com um grupo de amigos se reuniu e decidiu disputar as eleições municipais daquele ano, iniciando desta forma a sua trajetória na vida pública. Eleito prefeito de Estrela com 9.585 votos, para governar o município de 1973 a 1976.

Em 1978, Gabriel Aloísio Mallmann foi eleito Deputado Estadual para um mandato legislativo de 1979/1982. Neste período aprofundou sua luta pela redemocratização do Brasil, tornando-se um dos principais interpretes das íntimas aspirações do povo Gaúcho. 

Gabriel apaixonado pela terra natal volta a vencer a eleição de 1982, retornando a Prefeitura Municipal de Estrela para um mandato de 1983/1988. Este período pode ser definido como o das grandes realizações sociais do “Pai dos Pobres”, como era carinhosamente chamado pelo povo humilde e trabalhador. Construções eram isentadas de IPTU, a educação, saúde e alimentação chegavam aos bairros e comunidades do interior. 

A agricultura, desenvolvimento industrial e segurança pública, obras e viação, além de um Planejamento Estratégico, também foram priorizados no segundo Governo de Gabriel Aloísio Mallmann a frente do Executivo Estrelense.

Faleceu em junho de 1998, e sob o clima de grande comoção popular foi acompanhado até sua última morada em Novo Paraíso.

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos

2 comentários:

  1. Essa biografia só tem um lado da moeda. Esqueceu de registrar o outro lado. Nem mencionou ounde viveu seus últimos anos e porque foi condenado pela justuça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem com quem ele foi casado durante o segundo mandato como prefeito, no qual obteve seu melhor desempenho. Com a Emilse q não foi...

      Excluir