Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Henrique Uebel - O Homem Orquestra ou Homem Jazz Band - nascido na Linha Schmidt, distrito de Estrela, hoje município de Westfália





Henrique Uebel 

Nasceu em 22 de agosto de 1906, na localidade de Linha Schmidt, distrito de Estrela, hoje município de Westfália. Filho de Adolfo e Auguste Lizete Driemeyer Uebel. 

Aos 15 anos já tocava bandoneon com maestria Passou então a apresentar-se em casas de famílias em comemorações especiais. 

Em 2 de fevereiro de 1929 casou-se com Wilma Rex, nascida também na Linha Schmidt. Em abril de 1930 adquiriu uma área de terras na cidade de Estrela. 

Em 1933, então com 27 anos, pensando numa orquestra com 7 músicos tocando vários instrumentos, chegou a conclusão que também poderia fazê-lo. Aprendeu a tocar os instrumentos sozinho. O primeiro instrumento foi criado em 1933/34. 

Em 1935, no Centenário da Revolução Farroupilha, apresentou-se no Parque Farroupilha em Porto Alegre como HOMEM ORQUESTRA ou . 

Com o constante deslocamento sentiu a necessidade de aquisição de veículo especial com adaptação para transporte do instrumento. 

Com a fundação da Rádio Alto Taquari em 1948 em Estrela começou a se apresentar nessa emissora. 

Na década de 1950 realizava suas viagens pelo interior do Rio Grande do Sul, Cachoeira do Sul, Agudo, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Maria, entre outras. 

Em 1954, Henrique acompanhado de Oscar chaves Garcia, chega até São Paulo onde acontecia o 4º Centenário da fundação de São Paulo. Em 24 de outubro de 1954 apresenta-se na TV Tupi. Estendeu sua viagem até o Rio de Janeiro onde também realizou shows. 

Em 1956 voltou a fazer Turnê pelo interior do Rio Grande do Sul. 

Em 1958, Henrique fez um show na despedida do diretor do colégio Martin Luther Pastor Hans Wendt que retornou para Alemanha. 

Em 1959, recebe um convite do pastor Hans Wendt para ir a Alemanha. 

Inicialmente fez uma apresentação na TV Baden-Baden, situada no sul da Alemanha. Apresentou-se na TV de Colônia, a maior TV da Alemanha na época, juntamente com outros músicos. Nos dias 05 e 06 de novembro de 1959 foi gravado um programa especial pela TV Colônia. 

Em 1963 viaja para o oeste do Paraná. Em 1964, Henrique volta a realizar Shows pelo interior do Estado, como a região de Agudo, Candelária, Dona Francisca entre outras cidades. 

Com o novo instrumento fez apresentações na TV Piratini, TV Difusora e TV Gaúcha. Em 1965 volta a fazer seus shows no Paraná. O Paraguai foi outro país em que fez seus shows chegando a se apresentar na TV paraguaia. 

Faleceu em 08 de janeiro de 1973 deixando escrita a sua obra genial para a eternidade. Seu instrumento musical encontra-se no museu municipal de Teutônia – Museu Henrique Uebel.

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário