Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Andréas Ulrich Hamester - estrelense especialista em folclore alemão





Andréas Ulrich Hamester 

Nasceu em 20 de novembro de 1963 em Estrela. Filho de Marino Gustavo Hamester e Nilda Maria Hamester. Casado com Marilei Inês Kunzler, especialista em folclore alemão. 

Realizou doze Cursos de Folclore no Departamento de Folclore da Casa da Juventude de Gramado. Dois Cursos de Danças Folclóricas em Santa Catarina em Itapiranga. 

Nos anos de 1992, 1994, 1996, 1995, 1996, 1999, 2005, 2006, 2008 2012, 2015 participou de viagens de intercâmbio a Alemanha, Áustria, França, Holanda, República Tcheca, Itália, Portugal, Bélgica e Suíça com grupos de folclore e cursos sobre danças típicas. 

Também já esteve se apresentando com Grupos de folclore gaúcho e germânico e conjuntos musicais na Argentina, Uruguai e Paraguai. 

Andréas Hamester já recebeu vários prêmios de reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação como Destaque Cultural, Personalidade do Ano e Revelação da Cidade pela sua dedicação e coordenação de grupos de danças de diferentes gêneros como danças alemãs, folclore gaúcho, grupos de forró, blocos de batucadas de salão e outras variações como Frevo, Bamba Meu Boi e danças de salão. 

Andréas Hamester recebeu recentemente um importante prêmio da área da cultura nacional. Através do Ministério da cultura do Brasil, e concorrendo com mais de 800 nomes de todo o Brasil, o instrutor Andréas foi condecorado com o Prêmio Cultura Diversificada como MESTRE EM CULTURA. A convite do Governo de Ceará, Andréas Hamester esteve em dezembro de 2011 em Juazeiro do Norte onde foi um dos painelistas de um grande encontro de cultura. 

Dançarino desde os 3 anos de idade nos Grupos Folclóricos de Estrela. Instrutor deste o ano de 1985 em Estrela, onde atua atualmente, responsável por 442 dançarinos. 

Nos últimos anos, atuou e atua como instrutor em 22 grupos de danças da região do Vale do Taquari e Rio Pardo. (Lajeado, Teutônia, Poço das Antas, Mato Leitão, Marquês de Souza, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Maratá, Bom Retiro do Sul, Colinas e Roca Sales). Fundou 13 grupos de danças em diversas cidades do estado. 

Também atuou como diretor da Casa da Cultura de Estrela. 

Atuou como Fiscal Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Estrela (concurso público desde 1991) no período de 2005 a 2012. Foi vice-presidente da diretoria da SOGES / Pasta Cultural, Diretor de Eventos da ACIE de Estrela, além de cargos em comendas, clubes e entidades do Município de Estrela. Instrutor de 22 grupos de danças da região. 

Foi vereador de Estrela, voltado a dois principais aspectos sendo na questão ambiental e Cultural da Cidade. Tem vários projetos aprovados nessas áreas em prol do desenvolvimento da cidade.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário