Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 28 de julho de 2018

Estrela, Berço da Cerveja!


Estrela, Berço da Cerveja!

A produção de cerveja possui longa tradição no território estrelense, sendo referenciada por documentos datados do século XIX da Intendência Municipal, especialmente livros que registram cobranças de tributos. 

No  final do século XIX, imigrantes alemães produziam sua cerveja de forma caseira e a comercializavam em vendas e para bailes de Kerb. 

No ano de 1912 se desenvolveu uma pequena linha de produção de cerveja, em Estrela, dando origem a famosa marca Polar em 1945, uma das precursoras no ramo cervejeiro no Rio Grande do Sul, impulsionando o surgimento de outras marcas. 

A Polar permitiu e contribuiu para a expansão e a popularização do consumo da bebida no Brasil. 

Os anos foram se passando, os prédios a margem do Rio Taquari foram aumentando, e a Polar foi adquirida pela Cervejaria Antarctica, em 1972. Muitas foram às famílias que por longos anos tiveram seu sustento vindo da cervejaria e que sentiram um vazio em 2006, quando a Ambev encerrou suas atividades.

Estrela vivia um momento de eterna saudade, quando foi retomada a produção da cerveja artesanal.

Esse reinício veio ainda mais forte,  com apoio da administração municipal, diversos jovens estrelenses, retomaram a história e iniciaram em suas casas a produção da cerveja artesanal.

De acordo com os registros, Estrela é a cidade brasileira com o maior número de famílias que tiveram membros cervejeiros. 

Para honrar essa tradição o Festival de Inverno de Cerveja Artesanal é realizado em Estrela com a presença de quase duas dezenas de cervejarias e shows de bandas de rock. 

A Associação dos Cervejeiros Artesanais de Estrela (ACervA Estrela) realiza em 28 de julho de 2018, a quarta edição do festival transformando Estrela em uma referência no ramo cervejeiro.


O Jornal Nova Geração Noticiou:

Na edição de 1º de março de 1969 o NG noticiou que cruzando caminhos do Brasil de norte a sul, caminhões de pesado porte transportavam diariamente os famosos produtos Polar. Foi instalada uma filial na Capital Paulista.

História de Estrela:

Estrela ocupava posição privilegiada na arrecadação de tributos federais, entre os 10 municípios no Rio Grande do Sul. Em 1968 chegou à NCr$ 3.228.768,60, 40% a mais do que em 1967. Era o progresso garantido pelas indústrias, especialmente a gigante Polar.

Texto: Airton Engster dos Sntos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos
Publicado Jornal Nova Geração - Edição de 27 de julho de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário