Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 15 de julho de 2018

O Zigue-Zague de Estrela será restaurado em breve!




O Zigue-Zague de Estrela será restaurado em breve!

Seguramente um dos locais mais utilizados pela população de Estrela foi a Escadaria do Zigue-Zague. O caminho mais rápido que os habitantes da “Villa” percorriam para chegar ao Rio Taquari e vice-versa.

Leônidas Erthal falou com nostalgia que o Rio Taquari e a população estavam intimamente ligados.

Tudo era motivo para ir ao Rio, desde lavar roupas, tomar banho, pescar passear de barco, principalmente viajar. 

O Pesquisador salienta que nos primeiros tempos o Rio Taquari era o único caminho para viagens longas a vapor, e barcaça para travessias locais. 

O Zigue-Zague foi o caminho para pedestres que ligava a parte alta da “Villa” (Centro) a parte baixa (Rio). Na verdade seria a continuação da Rua 13 de Maio, na época Rua da Direita, até o encontro com a Rua Arnaldo J. Diel (Rua da Praia).

Devido ao grande desnível não era possível trafegar com carroças ou calhambeques no local. Segundo Erthal a população encurtava o caminho descendo e subindo ziguezaguenado entre ervas e arbustos. Mais tarde recebeu calçamento, muro com pequenos pilares ornamentais suportando belas floreiras.

Na década dos anos 1970, algumas Ruas e parte da Zigue-Zague foram doadas para ampliar a indústria de cervejas, instalada no local.

Hoje o Zigue-Zague está desativado como caminho, interrompido pela ex-fábrica, mas parte sua está lá como testemunho de uma época, lembrado com saudade pelas pessoas idosas e curiosidade dos jovens.

Leônidas conheceu o projeto de restauração do espaço público que está sendo elaborado pelo arquiteto Mauro Garcia Ayres da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade).

O professor elogiou a iniciativa da Prefeitura de Estrela, e gostou do que viu, especialmente porque serão mantidas as características originais do Zigue-Zague antigo. Deverá ser restaurado em breve, segundo informou o arquiteto responsável.


O Jornal Nova Geração Noticiou:

Na edição de 28 de junho de 1976, o NG informou que o Centro de Artes, Ciências e Tecnologia de Estrela (Cact) participou do Campeonato Estudantil Gaúcho de Ginástica Olímpica realizado em Porto Alegre. A equipe mirim feminina conquistou o 3º lugar com outros destaques individuais e coletivos. Era dirigida pela professora Rudnei Schwertner.

História de Estrela:

Em julho de 1968 foi realizada programação festiva pela passagem do Dia do Colono, no Parque 20 de Maio: Missa Comunitária; Hora Cívica; Apresentação de Coros; Danças folclóricas pelo CTG Mirim da Escola Normal Rural Estrela da Manhã.

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos
Publicado no Jornal Nova Geração

Nenhum comentário:

Postar um comentário