Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 15 de julho de 2018

As Ruas de Estrela: Fernando Abott do Calçadão!







As Ruas de Estrela: Fernando Abott do Calçadão!

Nome de Rua no Centro de Estrela, com dez quadras de extensão, das quais duas formam o Calçadão. Antigamente denominava-se Rua da União.


Fernando Fernandes Abott nascido em São Gabriel, 12 de agosto de 1857 — morreu em São Gabriel, 13 de agosto de 1924) foi um médico e político brasileiro, governador do Estado do Rio Grande do Sul em duas breves ocasiões.

Realizou os estudos primários na sua cidade natal, depois cursou Humanidades em Porto Alegre. Doutor pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1897, iniciou sua carreira médica no Ceará, durante a grande seca, voltando ao Rio Grande em 1899.

Membro fundador do Clube Republicano de São Gabriel e destacado integrante do Partido Republicano Rio-grandense, foi eleito deputado à Constituinte Estadual, após a Proclamação da República. 

Assumiu o governo interinamente, após o afastamento do governador Cândido José da Costa, em 16 de março de 1891, ficando no cargo até 15 de julho de 1891.

Em 27 de setembro de 1892 voltou, interinamente, ao governo do estado. No seu governo, a força militar estadual foi reorganizada, tornando-se a Brigada Militar, como é conhecida até hoje.

Foi deputado federal pelo Rio Grande do Sul de 1894 a 1896 e ministro plenipotenciário do Brasil na Argentina, de 1894 a 1897. 

Em 1908 fundou, com seu amigo Joaquim Francisco de Assis Brasil, o Partido Republicano Democrático, pelo qual competiu, como candidato da oposição, à sucessão do governador Borges de Medeiros, perdendo a eleição para o candidato da situação, o também médico Carlos Barbosa Gonçalves.

Produziu diversos trabalhos científicos, entre eles, sua tese sobre histeria teve grande repercussão.

Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário