Arno Sommer
Nasceu em Estrela no dia 27 de outubro de 1916, na Picada Berlim, hoje município de Imigrante. Morreu em 27 de março de 1986.
Filho do professor Henrique Sommer e Alma Fritscher, casado com Sonja Martha Sílvia Lassi.
Professor e escritor. Seguiu a mesma profissão do pai. Formou-se no Seminário Evangélico de Professores, em São Leopoldo. Iniciou o magistério em São Caetano do Sul, SP.
Em 1938, obteve uma bolsa de estudos na Alemanha, regressando em 1940, para lecionar em Santa Cruz do Sul, até 1948, ao seguir para Ijuí, onde foi professor e diretor do Colégio Evangélico Augusto Pestana, e vereador.
Em 1963, ingressou no magistério estadual, como diretor do novo Ginásio Estadual de Catuípe. Em março de 1971, transferiu-se para Porto Alegre, lecionando em Canoas.
Ao iniciar o ano letivo de 1982, regressou ao Vale do Taquari, atuando na 3ª DE.
Com graves problemas de saúde, aposentou-se em 1985. Publicou três livros: Reminiscências da Colônia Teutônia e Estrela, Von Teutônia in die Welt, e A Caminhada de um Professor.
Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fotos: Airton Engster dos Santos
Conheci o Prof. Arno Sommer em Ijuí, em 1956, como Diretor do CEAP - Colégio Evangélico Augusto Pestana, ocasião em que frequentei o 1 º ano do Curso Científico, recém instalado em Ijuí. Ano seguinte vim à PAlegre e aqui fiquei. Reencontrei-o muitos anos mais tarde, quando já sua saúde periclitava. Trago dele a melhor impressão e respeito. Me tratou sempre com deferência e respeito. Quando seu aluno admirei sua dedicação.
ResponderExcluirGut gesagt!
ResponderExcluir