Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Dona Maria Dresch reafirma, “a construção do meu Casarão é um presente para Estrela”.



Dona Maria Dresch 

Maria Cecília Dresch nasceu em Venâncio Aires, filha de Pedro e Leocádia Dresch, reside em Estrela desde 1949, e se considera estrelense de coração. Juntamente com seu irmão, Ito Dresch, abriram uma empresa especializada em vidros e tintas, a loja dos “Irmãos Dresch”. 

Com o tempo a Loja mudou da Rua da Praia (Arnaldo J Diel), para Rua Tiradentes no Centro da cidade.

Casada com Fredolino Schmachtenberg (falecido), mãe de Maria Cristina e avó de Ana Luisa Wollmuth. 

O Casarão em estilo enxaimel, na Avenida Rio Branco, foi idealizado após sua saída da empresa. Tinha um terreno com prédio onde funcionava antigamente um Salão de Baile, e resolveu construir uma edificação diferente no local. 

Após viajar por Santa Catarina, observando casas e prédios, em municípios colonizados por germânicos, Dona Maria finalmente estava preparada para o desafio. 

A construção do casarão levou dois anos para ser concluído, sendo inaugurado em 02 de fevereiro 1985. 

Todos os tijolos do antigo prédio foram limpos e reaproveitados sendo utilizado barro na nova construção. Muitos caminhões de barro foram adquiridos, sendo preparado num misturador, que Dona Maria apelidou de João de Barro. 

Madeira de Ipê foi colocada entre meio aos tijolos o que deu a característica arquitetônica enxaimel. A madeira foi cerrada com serra tico-tico por Auri Colett, verdadeiro artista na arte da marcenaria.

Dona Maria garante que valeu todo sacrifício, pois edificou o Casarão que ficou à altura do amor que possui por Estrela e pela cultura alemã. A edificação foi inaugurada com dança folclórica alemã. Atualmente está alugado para uma congregação religiosa. 

Dona Maria Dresch reafirma, “a construção do meu Casarão é um presente para Estrela”.

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário