Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Nair Maria Fischer - Professora, vereadora e secretária municipal em Estrela




Nair Maria Fischer

Professora, vereadora e secretária municipal em Estrela. Nascida em 1939, em Venâncio Aires, filha de Pedro Machado da Silva e de Amélia Lauermann, casada com Gilberto Fischer (falecido), empresário. 

Foi eleita vereadora em 1976, pelo MDB, com 433 votos e mandato de 1977 a 1983, período no qual ingressou no PMDB, escolhida como secretária da Câmara. 

Ocupou a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Assistência Social e Saúde, no 2º governo do prefeito Gabriel Aloísio Mallmann, de 1983 a 1988. É professora estadual aposentada.

Naquela época o município de Estrela tinha 121 professores para 1.862 alunos. O valor investido representava 25% do orçamento anual da Prefeitura de Estrela.

As atenções da educação estavam voltadas para a melhoria do ensino, através da qualificação dos professores, acesso a uma remuneração justa, construção de novas escolas e reforma das existentes na rede municipal de ensino.

Ações sociais e saúde junto à comunidade escolar objetivavam organizar e executar o trabalho municipal, no acompanhamento médico social de todos os alunos da rede municipal de ensino, na cidade e no interior, além de todo tratamento odontológico.

Crianças portadoras de deficiência física ou mental recebiam efetiva assistência educacional e social.

Também eram distribuídos materiais escolares, a todos os alunos da rede municipal de ensino através de parcerias com a iniciativa privada.

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos: Acervo Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário