Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 02 de fevereiro de 2016


Univates:

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates (PPGBiotec) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado. Por meio das áreas de concentração Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia em Saúde, o PPGBiotec tem como objetivo formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à biotecnologia nas áreas de produção de alimentos e saúde humana e animal, com uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas.

Vale do Taquari:

A Câmara da Indústria e Comércio e a Prefeitura de Teutônia apresentaram a programação de shows que farão parte da Festa de Maio 2016, em comemoração ao 35º aniversário de Teutônia. Realizado de 25 a 29 de maio, o evento é um dos maiores e mais tradicionais do Vale do Taquari. Os shows serão os seguintes:

25 de maio: Paulinho Mixaria e Shana Müller;

26 de maio: Amado Batista e Orquestra Municipal de Teutônia;

27 de maio: Reação em Cadeia;

28 de maio: Munhoz e Mariano;

29 de maio: Diversas bandas locais e regionais.

Toda programação será realizada junto ao Centro Municipal de Eventos, no Centro Administrativo de Teutônia.

Rio Grande do Sul:

Após um fim de semana com desabastecimento de água em toda a cidade, exceto para moradores com reservatório, o Departamento Municipal de Água e Esgotos garante ter normalizado o abastecimento em aproximadamente 85% do município.

A falta d’água ocorre por conta do desabastecimento de energia elétrica, o que ocasionou o desligamento das estações de bombeamento. Mesmo com a normalização da luz, diversos bairros estão sem água. Em parte dos reabastecidos, a coloração é escura. O reservatório da Estação de Bombeamento Restinga 2 continua sem nível suficientes para abastecer a região da Pitinga e Estrada João Antônio da Silveira.

Em partes baixas, a água chega antes, com o auxílio da gravidade. Em partes altas, é necessário bombear, o que torna o processo mais demorado. O órgão explica, ainda, em quem algumas situações, há bairros atendidos por dois sistemas de abastecimento, o que explica a razão de uma casa ter água e outra não, do outro lado da mesma rua.

Brasil:

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recorreu, nesta segunda-feira (01), ao Supremo Tribunal Federal (STF) para modificar o julgamento no qual a Corte decidiu invalidar, em dezembro do ano passado, a eleição da chapa avulsa para formação da comissão especial da Câmara dos Deputados que conduzirá o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Mundo:

O Zika Vírus virou definitivamente preocupação mundial. Nesta segunda-feira (01), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a disseminação rápida do vírus tornou-se Emergência de Saúde Pública internacional. Conforme as primeiras informações do site de notícias G1, a OMS afirmou que é necessária uma resposta mundial coordenada para fazer frente ao Zika. O anúncio foi feito depois da primeira reunião do Comitê de Emergência, convocada ainda na semana passada. O Jornal O Globo também informa que a OMS está colocando o vírus na mesma categoria do ebola. A decisão abre caminho para medidas internacionais mais rápidas e prioridades em projetos de investigação.

A estimativa da OMS é de que os casos nas Américas cheguem a 4 milhões neste ano. O último levantamento do Ministério da Saúde, no dia 27 de janeiro, registra 3.448 casos suspeitos de microcefalia em todo o Brasil, causados pelo Zika Vírus. Já foram notificados também 68 óbitos por malformação congênita após o parto, ou durante a gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário