Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 06 de outubro de 2015


Univates:

O Setor de Atendimento ao Aluno não estará aberto ao público nos dias 9 e 10 de outubro, sexta-feira e sábado. O motivo é o retorno do setor ao Prédio 9. Além disso, o atendimento pelo 0800 7 07 08 09 também estará indisponível durante o período. Considerando que segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de outubro, serão feriado na Univates, os serviços serão normalizados a partir de quarta-feira, dia 14, na sala 310 do Prédio 9, com novo nome – Atendimento Univates.

Vale do Taquari:

O Coral Municipal de Encantado realizou ontem (04) na Igreja Matriz São Pedro, o X Encontro de Coros em homenagem os 100 anos do Município. Além do Coral anfitrião, participaram do evento os coros: Amigos da Câmara de Novo Hamburgo e Coral da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria.

A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Relvado promoverá na sexta-feira, dia 09 de outubro, a XV Feira Municipal do Livro, no Salão Paroquial, a partir das 09 horas. Haverá apresentações artísticas e da Orquestra Municipal.

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e o Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo realizam hoje, dia 06 de outubro, a segunda edição do evento “Encontros Empresariais”. O empresário Juarez Valduga, presidente do grupo Famiglia Valduga, debate com empresários e executivos o tema “Casa Valduga: Empreendedorismo e Diversificação no Vale dos Vinhedos”. O evento inicia às 19h no salão de eventos da Acil.

A Secretaria da Agricultura de Travesseiro informa os agricultores de Travesseiro que encerra no fim deste mês a entrega do Cheque Incentivo. Os agricultores devem ir na prefeitura retirar sua autorização, fazer a compra e entregar a autorização e as notas fiscais na prefeitura. O valor será depositado na conta do agricultor até 10 dias depois da entrega na prefeitura.

A CIC e a Administração Municipal de Teutônia reeditam parceria para realização da escolha das soberanas 2015-2017. O evento está agendado para o dia 20 de novembro, na Associação da Água do Bairro Languiru.

A Secretaria da Agricultura de Estrela iniciou hoje a segunda etapa da campanha de everminação do rebanho bovino. Até o dia 28 de outubro, equipes da secretaria farão roteiro por todas as localidades do município e a expectativa é imunizar cerca de 7,5 mil animais.

A Secretaria de Educação e Cultura de Nova Bréscia realizará a segunda edição do Festival do Canto Infantil. O evento ocorrerá em dois momentos: nesta terça-feira (06-10), serão realizadas as apresentações dos alunos da Escola de Educação Infantil Criança Feliz. Já na quinta-feira, dia 08, haverá apresentação dos estudantes do Ensino Fundamental.

A Secretaria de Agricultura de Imigrante iniciará a Feira do Produtor, no dia 10 de outubro, ao lado da Secretaria de Educação. O evento será realizado das 8h às 12h e ocorrerá semanalmente. Cerca de 20 produtores manifestaram interesse em participar.

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Coronel Pilar está organizando para o mês de outubro diversas atividades alusivas à Saúde da Mulher, no Outubro Rosa. Na quarta-feira, dia 07, às 13 horas e 30 minutos na sala de reuniões do Posto de Saúde acontece a Palestra: “Saúde da mulher: a importância dos exames preventivos.

Em Santa Clara do Sul, está em andamento a campanha de arrecadação, “Natal de Luzes e Cores na Cidade das Flores”. Serão distribuídos 13 mil reais em vales-compras. Os sorteios serão realizados nos dias 20 e 31 de dezembro. As trocas de notas fiscais por cautelas podem ser efetuadas na Biblioteca Municipal, Câmara de Vereadores e Centro Administrativo.

Nos dias 14, 15 e 16 de outubro, as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação de Arvorezinha estarão realizando a I Semana da Saúde Bucal, no CTG Jango Borges. A programação envolverá alunos das escolas municipais e estaduais do município.

O prefeito de Doutor Ricardo, Alvimar Lisot, está em licença saúde desde o dia 25 de setembro, até o dia 10 de outubro. O prefeito em exercício para este período é o vice Adagir Pellegrini.

Hoje, às 18 horas e 30 minutos, ocorre sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estrela.

A Secretaria de Educação e Cultura de Bom Retiro do Sul realiza nos dias 08 e 09 de outubro a 2ª Feira Municipal do Livro. O evento ocorre no CTG Querência da Amizade.

A Liga de Prevenção e Combate ao Câncer de Roca Sales realizou na tarde de sábado (03) o 1º Chá Palestra. O evento ocorreu no Clube de Roca. A palestrante foi a Dra. Fernanda Kern Kieling.

Rio Grande do Sul:

Instabilidade no sistema do Detran afetou o atendimento em todo o Rio Grande do Sul nessa segunda-feira (5).

O novo sistema de transporte coletivo de Porto Alegre entrará em operação a partir de abril.

A Brigada Militar realiza em Porto Alegre a Operação Força Tática, de combate a roubos e furtos.

O apelo de mais um prefeito não convenceu o Piratini de que é necessário pedir ajuda da Força Nacional de Segurança para combater a criminalidade no Estado.

Brasil:

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em alta nesta segunda-feira pelo quinto dia consecutivo, acompanhando a expectativa do cenário internacional de que o banco central dos Estados Unidos eleve os juros no país somente no ano que vem.

Bancários de todo o País entram em greve nesta terça-feira (6).

A presidente Dilma destacou que a nova composição dará "mais equilíbrio" à coalizão de partidos que a elegeu, além da redução de custos com o enxugamento de 39 para 31 ministérios.

Os seis processos da Lava Jato que investigam suposto desvio de dinheiro na construção da Usina Nuclear Angra 3 foram enviados hoje (5) ao Supremo Tribunal Federal.

Mundo:

Nobel
Hoje é a vez do Prêmio de Física. Ontem, o Prêmio de Medicina saiu para 2 tratamentos contra malária e verminoses.

Ministros do Comércio da região do Oceano Pacífico acertaram o mais profundo acordo de liberalização do comércio em uma geração, que pode resultar no maior bloco econômico da história. O pacto, irá cortar barreiras comerciais e definir padrões comuns a 12 países.
Relação dos países que fecharam o acordo
Estados Unidos
Austrália
Brunei
Canadá
Chile
Japão
Malásia
México
Nova Zelândia
Peru
Cingapura
Vietnã

Nenhum comentário:

Postar um comentário