Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Vale do Taquari - 05 de outubro de 2015



Univates:

A Univates é, mais uma vez, espaço de fortalecimento entre a academia (instituição, professores e estudantes) e a sociedade (empresas, associações, órgãos de classe, munícipes). Entre os dias 19 e 24 de outubro, será realizado o 9º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC) e o 1º Congresso de Ciência e Tecnologia do Comung (ComungTEC). As inscrições para os eventos, que ocorrerão simultaneamente e com programação compartilhada, podem ser realizadas no sitewww.univates.br/sistemas/inscricoes.

Vale do Taquari:

Na sessão da Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova, o presidente do Legislativo, Álvaro Brandão, advertiu os colegas parlamentares sobre as leis da casa. Segundo ele, na próxima semana, elas serão cobradas com maior severidade. A crítica do vereador é de que alguns não estão respeitando o regimento interno, ultrapassando o tempo de uso na tribuna.

O governo de Santa Clara do Sul realiza leilão público no dia 15 de outubro. Serão vendidos veículos, sucatas e brinquedos, além de outros equipamentos. O evento ocorre às 9h, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural. Informações pelo 3782-2250.

O Projeto Renascer, desenvolvido pela Assistência Social de Marques de Souza, será encerrado em outubro. Até este mês, 16 crianças com idades entre sete e 12 anos participavam de oficinas em contra turno escolar. A justificativa para a decisão tomada pelo Poder Público é a dificuldade financeira para manter o programa.

A largada para a conclusão das obras no trecho final de duplicação da BR-386, entre Estrela e Bom Retiro do Sul, deve levar ainda dois meses. O prazo é uma estimativa feita pela Superintendência Regional do DNIT, com base nas sucessivas paralisações do trabalho, em virtude da demora nas licenças da FUNAI e IBAMA e pela instabilidade do clima em setembro.

Rio Grande do Sul:

O Grêmio ficou em zero a zero com o Cruzeiro, no Mineirão. O Campeonato Brasileiro vai parar por dez dias em razão das Eliminatórias da Copa do Mundo, voltando no dia 14 de outubro.

A extrema pobreza deve cair pela primeira vez este ano, atingindo menos de dez por cento da população Mundial, segundo o Banco Mundial.

Uma gestante morreu em acidente na ERS-350, próximo à BR-116, em Camaquã. Aline da Silva Schwanz, de 24 anos, chegou a ser transferida para o Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, mas não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Civil descarta que o menino de 13 anos morto com um tiro na última sexta-feira em Porto Alegre tenha sido vítima de tiroteio entre traficantes na região.

Trinta e um mil e quinhentos eleitores foram às urnas neste domingo em Porto Alegre para eleger os novos conselheiros tutelares, com 98 por cento dos votos apurados até o momento.

Um mutirão ofereceu assistência jurídica para mais de cem imigrantes na tarde deste domingo em Porto Alegre.

O prefeito José Fortunati homologa nesta segunda-feira o resultado da licitação do transporte coletivo de Porto Alegre.

Um impasse envolvendo a liberação de licenças ambientais para ampliação da fábrica da Todeschini, em Bento Gonçalves, na Serra, pode fazer com que o investimento de quatrocentos e 65 milhões de reais seja transferido para outro estado.

Brasil:

O PMDB contará com orçamentos maiores do que o PT na Esplanada dos ministérios após a reforma administrativa anunciada pela presidente Dilma Rousseff.

A Advocacia Geral da União vai pedir o afastamento do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, da relatoria do julgamento das "pedaladas fiscais".

O ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes respondeu à manifestação do Governo sobre o pedido de afastamento dele da relatoria das "pedaladas fiscais". Em entrevista à Rádio Gaúcha hoje, Nardes disse que falou sobre questões de conhecimento público.

Mundo:

A coalizão de centro-direita supera a oposição socialista nas eleições legislativas realizadas neste domingo em Portugal, segundo pesquisas de boca de urna.

Seiscentos e trinta mil pessoas entraram ilegalmente na Europa neste ano, segundo a Agência da União Europeia de Vigilância de Fronteiras.

Mercosul e União Europeia começam a definir o acordo de livre comércio entre os blocos econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário