Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Notícias da Preitura de Estrela-RS - 05 de outubro de 2015



No próximo dia 23 de outubro Estrela receberá piscicultores, técnicos da área e representantes de dezenas de municípios gaúchos, onde a piscicultura é realidade, para o 1º Dia Estadual do Peixe, que vai discutir formas de incentivo e comercialização do pescado. A programação será realizada no Centro Comunitário Cristo Rei, das 9h às 13h, e terá como ponto alto o lançamento do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura. 

Às 9h40min será apresentado o diagnóstico da piscicultura no RS, pela Fundação Universidade do Rio Grande (Furg) e às 10h, casos de comercialização de peixe. Entre eles o de Estrela, que se destaca na região com a Feira do Peixe, que ocorre a cada duas semanas na Praça Professor Henrique Roolaart. De acordo com o secretário municipal da Agricultura, José Adão Braun, são comercializados em torno de mil quilos por mês. A cidade, segundo ele, conta com cerca de 70 produtores ligados aos programas de incentivo e que participam regularmente das feiras.

Para as 11h está programada a apresentação da situação nacional e internacional da piscicultura e para as 11h30min o lançamento do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura. Ao meio dia os participantes poderão saborear pratos à base de peixe, com ingressos por adesão. 

O evento é promovido pelo Governo de Estrela, Governo do Estado, Emater/RS, Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e Ministério da Agricultura, com apoio do BRDE. A expectativa, conforme Braun, é receber de 400 a 500 pessoas no Dia Estadual do Peixe. O fato de Estrela ter sido escolhido para sediar a programação, segundo ele, é o reconhecimento às várias ações desenvolvidas pelo Governo Municipal nesta área. 

O Governo de Estrela, através do Gabinete da Primeira-Dama, realizada mais uma edição do Brechó Solidário no mês de outubro. Será no dia 18, das 9h às 12h, na Rua 13 de Maio, no centro da cidade. O brechó é realizado em parceria com o Lions Clube, que destina a renda obtida com a venda dos produtos a entidades assistenciais do município. Além de ajudar instituições, o evento quer possibilitar à população carente a compra de móveis, eletrodomésticos e utensílios a preços acessíveis. Ao mesmo tempo, visa promover o destino correto dos produtos que não são mais utilizados.

A campanha para arrecadar móveis, utensílios e eletrodomésticos já começou. Quem quiser fazer sua doação deve entrar em contato com o Gabinete da Primeira-Dama, que providencia na busca do material. As doações também podem ser levadas até o Gabinete, na Rua 13 de Maio, junto à Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth). O telefone para contato é (51) 3981-1211. 

Eleitos - Conselho Tutelar em Estrela-RS
domingo 4 de outubro de 2015

1- Maria Helena Gottems

2- Paulo Roberto Martins

3- Alexandre Martini

4- Norma Stroher Diedrich

5- Maria Antonieta Arenhart

Nenhum comentário:

Postar um comentário