Notícias de Colinas-RS - outubro de 2016


Assistência Social participa de congresso no Rio de Janeiro

Entre os dias 16 e 20 de outubro, o município de Colinas esteve representando na 7ª edição do Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social. O evento correu no Rio de Janeiro e teve como objetivo proporcionar debate, por meio da troca de experiências entre os municípios, qualificando a oferta dos serviços socioassistenciais e o acompanhamento qualificado da família.

A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Carine Bagestan, e a auxiliar administrativa, Andréa Schaeffer, estiveram participando. Entre os temas debatidos, ética e responsabilidade no serviço público; o Sistema Único de Assistência Social para a territorialização da proteção social; assistência social: história e cultura política; planejamento na política de assistência social e o processo de elaboração de planos municipais de assistência social; proteção social básica o trabalho interdisciplinar: avanços e desafios; proteção social de médica e alta complexidade: avanços e desafios; serviços de alta complexidade; trabalho social com as famílias; execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e serviço de convivência e fortalecimento de vínculo; e serviços de acolhimento para crianças e adolescentes: caminhos pedagógicos de implantação e execução.

Para Carine, o momento foi extremamente proveitoso. “Grande oportunidade para buscarmos mais conhecimento, experiências e aprendizado. Uma capacitação para cada vez mais lutarmos pela garantia dos direitos dos cidadãos e a efetivação das políticas públicas. Foi ainda um grande debate sobre a questão social, tão pertinente nos dias atuais”, afirma.

Campeonato de Futsal e Vôlei premia os ganhadores

Realizada na última sexta-feira (21), a final do Campeonato Municipal de Futsal e Vôlei 2016 reuniu centenas de pessoas no Ginásio Municipal de Esportes Cidade Jardim. Além da entrega de troféu e medalhas para 1º, 2º, 3º, e 4º lugar de cada categoria, foram premiados ainda os destaques, disciplina, goleiro (a) menos vazado (a) e goleador (a).

A competição iniciou dias 22 de julho. Foram realizadas 10 rodadas, com a participação de 16 equipes e 180 atletas. O evento foi promovido pela Administração Municipal. 

Resultados:

Vôlei Misto
Destaque feminino: Patrícia Schultz – WhatsApp

Destaque masculino: Mateus Pott – WhatsApp

4º lugar: O que Sobrou

3º lugar: Galos

2º lugar: WhatsApp

1º lugar: Como é Bom Viver

Futsal Feminino
Disciplina: Feras 1

Goleira menos vazada: Letícia Hass – Feras 1

Goleadora: Cátia Barrow – Feras 1

4º lugar: Boas de Bola

3º lugar: Feras 2

2º lugar: Unidas pela Cachaça

1º lugar: Feras 1

Futsal Masculino
Disciplina: Penetras

Goleiro menos vazado: Edmilson de Moraes – Cartel do Corvo

Goleador: Jonathan Almeida - Penetras

4º lugar: Tigers

3º lugar: Sem Crise

2º lugar: Penetras

1º lugar: Cartel do Corvo

Combate ao Aedes Aegypti: agentes visitam domicílios

Através de uma solicitação por parte da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, o município de Colinas está realizando o levantamento de índice de amostras de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, vetor das doenças dengue, zika vírus e chikungunya. Em um grupo formado pelos agentes comunitários de saúde e agente de endemias e outros profissionais da saúde, eles percorrem as residências da área urbana para coletar possíveis larvas. O mutirão visitará 33% dos domicílios da sede sorteados aleatoriamente conforme cronograma da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde. A ação tem com objetivo atuar no bloqueio de casos e eliminação de criadouros, com ações focadas no bloqueio da transmissão do vírus. Pelo período de cinco dias, tempo destinado à iniciativa, os agentes comunitários não estarão visitando as localidades do interior. Após, o serviço volta a ocorrer normalmente.

Saiba mais

O mosquito Aedes aegypti se reproduz em água parada e é responsável pela transmissão de graves doenças como a Dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. Para prevenir e combates a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças, é fundamental evitar vasos com plantas aquáticas; remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas; manter a caixa d–água bem fechada; colocar o lixo em sacos plásticos e lixeiras fechadas; não deixar água da chuva acumulada nas lajes; encher bordas dos pratos de vasos de areia; guardar garrafas vazias de cabeça para baixo; evitar o acúmulo de pneus velhos; lavar semanalmente tanques pra reserva de água; tampar tonéis e barris d–água; manter a piscina tratada o ano inteiro; limpar com escovação os bebedouros de animais.

Contribuintes com débitos em atraso devem regularizar a situação
O Município de Colinas, através do Setor de Arrecadação, solicita aos contribuintes que providenciem a quitação de seus débitos, evitando que sejam inscritos em dívida ativa e cobrança via judicial.

Para os contribuintes que possuem débitos vencidos até o ano de 2015, já inscritos em dívida ativa, o município dispõe de legislação para parcelamento dos mesmos em até 10 vezes

Caso venham a ser contemplados no sorteio da Promoção Nota Fiscal Dá Prêmios 2016, os contribuintes com pendências estarão impedidos de retirar seu prêmio, conforme estabelecido na Lei Municipal 1.679-04/2016.

Outubro Rosa: programação alusiva ocorre sábado

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada neste mês para que a sociedade e as mulheres percebam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em virtude disso, a Secretaria Municipal da Saúde organizou uma programação especial para sábado, dia 29 de outubro, no Centro Comunitário Evangélico.

O evento inicia às 9h com abertura e informações sobre câncer de mama e colo do útero, assim como seus sintomas, tratamento e prevenção. Após terá a palestra com a terapeuta holística, Edi Kalsing, que falará sobre autoestima. A Administração Municipal vai disponibilizar transporte para o evento. Um ônibus passará pelas localidades a partir das 8h.

VIII Recital de Música desperta talentos em Colinas
Na noite desta terça-feira, dia 25 de outubro, foi realizado o VIII Recital dos alunos das oficinas de música. O evento ocorreu na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, que ficou lotada de pessoas que prestigiaram o espetáculo. Na oportunidade, os 60 integrantes do Grupo Instrumental se apresentaram. A noite cultural teve por objetivo desenvolver a cultura musical do município e mostrar que as artes são uma ferramenta de desenvolvimento do cidadão, assim como despertar o interesse pela música e por atividades que ocupem os jovens retirando-os dos ambientes de vulnerabilidade social e, além disso, procurou levar os jovens a identificar as diferentes manifestações étnicas.

“Investir e oferecer uma Educação Musical é dar à criança a oportunidade de se autodescobrir. É despertar os seus talentos, promover a sua autoestima e desinibição, estimular o raciocínio, a memória e a atenção, além de promover o desenvolvimento do ser humano como um todo”, ressalta a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Tânia Fensterseifer.

Durante a atividade também houve a exposição das imagens participantes e a divulgação dos vencedores do 8º concurso fotográfico “Simplesmente, inspire-se em Colinas”. Em 1º lugar ficou Vanessa Paliosa, de Encantado, seguido de Giza Fedrizzi, de Caxias do Sul, em 3º lugar, Gisele Schmidt, de Colinas.

Atualmente, o município de Colinas oferece aulas de violão, violino, guitarra, contrabaixo, contrabaixo acústico, cavaquinho, mandolim, banjo, escaleta, teclado, acordeon, violoncelo, bateria, flautas doces (soprano, contralto, tenores e baixo), flauta pífano e transversal, clarinete, saxofone, trombone, trompete, tuba, xilofone e diversas percussões. Todas as crianças, a partir do 3º ano do ensino fundamental podem participar das oficinas, sendo que os alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental podem participar das aulas de flautas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário