Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

La Salle realizou pesquisa sobre Segurança Pública em Estrela
















Estrela-RS 26 de outubro de 2017.

Faculdade La Salle Estrela realizou nos dias 7 e 14 de setembro a 3ª edição da Pesquisa de Satisfação do Eleitor. Neste ano acrescentou sete questões específicas sobre segurança pública para saber a percepção das pessoas em relação ao tema. 


De modo geral os eleitores percebem que a segurança pública de Estrela (41,5%) foi avaliada como ruim ou muito ruim. Também foram avaliadas as atuações e ações da Brigada Militar e Polícia Civil, Justiça, e poderes Executivo e Legislativo. Representantes destes órgãos receberam os números na noite de quinta-feira, dia 26, no Painel de Segurança Pública promovido pela Faculdade em parceira com a Câmara do Comércio, Indústria e Serviço (Cacis) de Estrela.

Estiveram presentes no debate a diretora do Fórum de Justiça de Estrela, Débora Gerhardt de Marque; o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann; o vereador Marco Wermann; o comandante do 40° Batalhão e Polícia Militar, major Marcelo de Abreu Fernandes, o Promotor de Justiça Daniel Cozza Bruno; e o Delegado de Polícia Rodrigo Reis. Cada um deles falou para a comunidade de que forma atua e como poderá melhorar a segurança em Estrela.

O debate foi mediado pelo advogado Daniel Horn, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o vereador e aluno da Faculdade La Salle, João Braun, que esteve à frente do movimento de segurança nas últimas semanas em Estrela.

A pesquisa foi realizada por acadêmicos pesquisadores selecionados por edital e posteriormente treinados para aplicação dos questionários. Eles entrevistaram 400 eleitores distribuídos pelos bairros de Estrela, incluindo zona rural. O montante corresponde a uma amostra proporcional à população de Estrela e dá uma confiabilidade de 95% da pesquisa.

O Diretor Geral da Faculdade, Irmão Marcos Corbellini, diz que pesquisas sempre são fundamentais para o desenvolvimento de uma comunidade. “A coleta de informações junto a população verifica até que ponto os órgãos e entidades atendem aos interesses locais, podendo assim orientá-los a tomada de decisão ou solucionar problemas.”

Segundo a Diretora Acadêmica, Andréa Gerhardt, esta atividade oportuniza experiência de pesquisa para os acadêmicos e, ao mesmo tempo, permite que a comunidade tenha oportunidade de informar sua opinião sobre a gestão municipal e sobre a segurança pública.

Os resultados apresentados pela Faculdade têm 95% de nível de confiança, com margem de erro de apenas 4,87 pontos. Isso porque foram utilizados questionários já validados em pesquisas realizadas em 2014 e 2015, a seleção de alunos pesquisadores foi por meio de Edital e ainda os selecionados foram treinados para a aplicação de pesquisa.

Avaliação sobre segurança pública
- 41,5% dos entrevistados acham ruim ou muito ruim a segurança na cidade, de maneira geral
- 39,8% acham ruim ou muito ruim a segurança no bairro em que reside, de maneira geral e 35,5% considera bom ou muito bom
- 37,3% acham regular o empenho do Poder Executivo para melhorar a situação
- 35% acham ruim ou muito ruim e 31,8% acham regular o empenho do Poder Legislativo para melhorar a situação
- 25,3% acham ruim e 27,3% regular o empenho do Poder Judiciário para melhorar a situação
- 58% acham bom ou muito bom a ação da Brigada Militar
- 50% acham boas ou muito boas as ações da Polícia Civil

Fonte: Faculdade La Salle
Fotos: Airton Engster dos Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário