Cooperagri comemora 10 Anos com Exposição
Uma Cooperativa fundada em 03 de Novembro de 2007 em substituição a APSAT – São Jacó, possui 80 associados em Estrela.
Segundo o atual presidente, Osmar Jacobs, a idéia de fundação da APSAT São Jacó teve origem na data de 1983. A Fundação oficial da APSAT teve lugar na data de 13 de julho de 1989 com 20 sócios, sob orientação do Engenheiro Agrônomo Martin Wanderer.
Em 1992 foi elaborado um projeto para a construção de Silos, Armazém e Balança Rodoviária para armazenar a produção desses sócios fundadores.
Com essa estrutura a APSAT iniciou a prestação de serviços de secagem e armazenagem de grãos.
Em 1998 foi projetada e constituída uma pequena Fábrica de Rações para que o produtor pudesse fazer melhor proveito de sua colheita, agregando valor ao seu produto, atendendo a necessidade de alimentar seus animais com qualidade. Junto com a fábrica aumentou a capacidade de armazenagem com mais 2 silos de alvenaria com capacidade de 6.500 sacos cada.
E assim a APSAT andava bem. Mas posteriormente, entidades sem fins lucrativos ficaram limitadas ao crédito. A partir de então, a APSAT ficou de mãos atadas o que culminou com a fundação de uma Cooperativa denominada de Cooperativa Agroindustrial São Jacó Ltda ou simplesmente Cooperagri em 03/11/2007.
No decorrer do Ano de 2008 foi realizado o registro e modernização da Fábrica de Rações que foi aprovada na primeira vistoria do Fiscal do Ministério da Agricultura 2009.
No início de 2010 recebidos os registros de 29 formulações diferentes, para bovinos de leite, bovinos de corte, suínos, aves de corte, postura e codornas.
A Cooperagri estabeleceu desde o início de suas comercializações, industrializar Rações e Concentrados de qualidade, primordiando seu objetivo de congregar produtores rurais de sua área de atuação, melhorar a qualidade de vida de seus associados agregando valor à produção, praticar o princípio de ajuda mútua promovendo a ampla defesa de seus interesses econômicos e sociais.
Em 2009 passou a receber também canola e soja em seus armazéns, além do milho, o que aumentou a opção para o produtor. Depois em 2010, iniciou a comercialização de sementes de milho para plantio, farelos e outros ingredientes para a nutrição animal.
Visivelmente as dependências físicas novamente precisam de ampliação para suprir as demandas na comunidade. Em virtude disso a diretoria projetou a ampliação da Unidade mediante um projeto de construção de mais dois silos de alvenaria com capacidade de armazenar 15.000 sacos de milho cada, um pavilhão de 350 metros quadrados juntamente com um novo secador, equipamentos de limpeza e classificação de sementes e uma balança Rodoviária de 80 toneladas.
Firmaram-se, no decorrer do tempo, várias parcerias, como por exemplo com a Emater, com o Sebrae.
Também a partir de 2010, voltando os olhares para os associados se buscou reunir o quadro social para confraternizar e comemorar o aniversário de fundação da Cooperagri. O sucesso deste 1º encontro, em que houve a participação de quase 80% do quadro social institui-se que essa data seja comemorada anualmente em novembro, no mês do seu aniversário.
A Médica Veterinária, Cristiana Terra, informou no Redação Studio que para comemorar os 10 anos da Cooperativa, será realizada de 27 a 29 de outubro de 2017, a 1ª Expo-Cooperagri, com exposição de animais, feira técnica e comercial, brinquedos gratuitos entre outras atrações, tendo por local a Linha São Jacó - Teutônia. Entrada gratuita.
PROGRAMAÇÃO | ||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário