Aberta Semana Municipal da Água em Estrela
Alunos participaram de atividades na Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho. Programação se estende até o próximo sábado
Foi aberta nesta segunda-feira (02/10) a Semana Interamericana, Estadual e Municipal da Água, esta desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela através Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho. Nesta manhã, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo José Diel (AJD), da Linha Lenz, realizaram visita à Sala Verde, na primeira das atividades envolvendo alunos que serão realizadas ao longo da semana. A programação da Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela segue com eventos diários até sábado (7/10), durante o Educação na Praça, marcado para a Praça Menna Barreto.
Os alunos da Emef AJD participaram de diversas atividades e brincadeiras lúdicas no projeto “Água é Vida”, onde aprenderam um pouco mais sobre a situação da água, suas potencialidades e necessidade de preservação. Fernanda Luisa Duarte (10) foi uma das participantes. Disse ter gostado e aprendido muitas coisas. “Temos que preservar o meio ambiente, cuidar da separação do lixo, pois isso também pode prejudicar a água que tomamos”, ensina. “E a porcentagem de água no nosso corpo é de 70%”, revela. “Conheço gente que toma banho muito demorado e lava muito as calçadas.” Os alunos ainda realizaram uma caminhada até a escadaria do Rio Taquari, na rua que leva o mesmo nome da escola, e lá conferiram um pouco da dimensão da maior fonte de água do município.
No dia 4 (quarta-feira), às 14h, haverá atividade na escadaria do Rio Taquari para os agentes mirins de Educação Ambiental da Emef Pedro Jorge Schmidt. Já no dia 5 (quinta-feira) as ações ocorrem no Parque da Lagoa, às 9h, e vão envolver os agentes mirins de Educação Ambiental da Emef Odilo Afonso Thomé.
A Semana Municipal da Água se encerra no dia 7 (sábado), quando haverá o recolhimento de lâmpadas usadas na Praça Menna Barreto, das 8h às 12h. Serão recebidas até cinco unidades por pessoa. A ação faz parte do projeto Logística Reversa, implantado pelo município de Estrela em junho deste ano. Nessa ocasião, representantes de 57 estabelecimentos comerciais cadastrados firmaram termo de compromisso para a implantação da política de logística reversa em relação ao comércio de lâmpadas e pilhas, conforme previsto na Lei Nacional de Resíduos Sólidos. Desta forma, estes materiais, quando não forem mais utilizados, devem ser devolvidos pelos consumidores nos locais onde foram adquiridos, para que tenham a destinação correta.
Texto: Rodrigo Angeli e Paulo Ricardo Schneider
Nenhum comentário:
Postar um comentário