Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 12 de junho de 2018

Estrela recebe caminhão baú para fortalecer agricultura familiar



Estrela recebe caminhão baú para fortalecer agricultura familiar
Solenidade reuniu vereadores e secretários em frente à Câmara Vereadores

No final da tarde desta segunda-feira (11.06) ocorreu, em frente à Câmara de Vereadores, em Estrela, a entrega de um caminhão-baú com isolamento térmico que servirá para a modernização das centrais de recebimento de produtos da agricultura familiar. O veículo é resultado de convênio firmado entre prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan).

Num segundo momento, conforme o secretário da Agricultura José Adão Braun, serão recebidos equipamentos para a modernização do recebimento de produtos. Entre eles, balança mecânica de plataforma, freezer industrial, mesa em aço inox, paletes de polietileno para armazenamento e transporte de materiais e caixas em polietileno. Segundo ele, a ideia é aproveitar o caminhão para incrementar a venda de peixe produzido no município e apoiar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “É um melhoramento para nós. Agora vamos trabalhar para fazer bom uso do caminhão, que já vai a campo na próxima feira do peixe”, antecipa.

O fato de Estrela estar entre os 40 municípios contemplados no RS, de acordo com o secretário, se deve ao trabalho que está sendo realizado no município na área das feiras do produtor e do peixe e comercialização de alimentos pelo PAA. “Temos um bom antecedente de produção que nos credenciou a receber o veiculo, que além de fortalecer a capacidade operacional representa também um incentivo para a fixação dos agricultores no campo”, acrescenta. 

No ato, cujas chaves foram entregues simbolicamente ao assessor da Secretaria da Agricultura, Helmuth Scholz, Braun citou outras iniciativas para o fortalecimento da piscicultura. Uma delas, em conjunto com a Emater/RS-Ascar, é a realização de um programa para fomentar a produção de peixe. A secretaria também trabalha no sentido de aumentar o número de produtores nas feiras do peixe e na formação de um grupo para auxiliar aqueles que não têm como retirar o pescado dos açudes e levá-lo para venda. “Há ainda, em andamento, um programa para melhorar os açudes”, frisou. 

Texto: Jaqueline Backes
Crédito das fotos: Paulo Ricardo Schneider


Nenhum comentário:

Postar um comentário