Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 24 de junho de 2018

Antônio Schimeneck será patrono da 8ª Feira do Livro de Estrela



Antônio Schimeneck será patrono da 8ª Feira do Livro de Estrela

Convite oficial foi realizado esta semana em Porto Alegre. Escritos gaúcho virá antes ao município para realizar uma das oficinas literárias com educadores da pré-feira

A 8ª Feira do Livro de Estrela já tem seu patrono. O escritor Antônio Schimeneck será o principal homenageado da edição 2018 do evento literário, marcado para ocorrer de 2 a 6 de outubro. O convite foi realizado nesta semana pelo secretário municipal de Educação, Marcelo Mallmann, e a equipe da pasta responsável pela organização. Nos próximos dias devem ser divulgados o slogan e o layout da atual edição. O lançamento oficial está marcado para 10 de agosto. Para o lançamento está praticamente acertada a presença de outro renomado escritor brasileiro.

Schimeneck se mostrou muito feliz com a homenagem. “Sinto-me honrado em fazer parte da vida literária de Estrela em outubro próximo. Com surpresa e alegria, recebo a visita do Marcelo Mallmann, Secretário de Educação, e de sua equipe, que me convidam para patrono da edição 2018. Claro, aceito a empreitada, por acompanhar e confiar no trabalho realizado por esse grupo em torno da formação de leitores e da valorização do livro”, destaca. “Se me perguntarem quais minhas expectativas, diria encontrar gente apaixonada por livro. Espero encantar leitores e não leitores. Discutir saídas possíveis para o avanço do mercado do livro como um elemento social transformador”, revela. “Quero ouvir e contar histórias. Será inesquecível”, completa ele, que prometeu presença direta em todos os dias do evento.

A programação final da feira passa por seus últimos ajustes, mas apesar de oficialmente ocorrer de 2 a 6 de outubro, o evento já tem realizado atividades paralelas dentro da sua proposta. Dois deles foram oficinas literárias com os outros dois escritores que estarão presentes ao evento. Fábio Monteiro e Jonas Ribeiro, em recentes visitas a Estrela, proporcionaram formações voltadas a educadores do município. Monteiro coordenou no fim de abril a palestra “O tom, o silêncio e o sentido”. Já Jonas Ribeiro esteve no início de maio com a dinâmica “Literatura e Encantamento”. E será com esse mesmo objetivo que o padrinho da edição 2018 virá antes a Estrela. No dia 20 de agosto, Schimeneck igualmente oportunizará um trabalho voltado aos educadores dos anos finais do Ensino Fundamental estrelense. Mais informações na Secretaria Municipal de Educação (Smed) pelo telefone 3981-1134.

Breve biografia

Antônio Schimeneck é natural de Tupanciretã, município localizado na região Centro Oeste do Rio Grande do Sul. Reside em Porto Alegre e trabalha na Ama Livros Distribuidora. É formado em Letras pela Unisinos e tem quatro livros publicados para o público infantil e juvenil. Suas obras já receberam algumas distinções como Acervo Básico da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Selo Altamente Recomendável, Catálogo de Bolonha e já foram adquiridos pelo Programa Biblioteca Itaú. É vice-presidente administrativo da Associação Gaúcha de Escritores – AGEs (2017 – 2018).

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: divulgação/Smed/Prefeitura de Estrela
- Legenda: Antônio Schimeneck se disse honrado e que buscará ouvir e contar histórias 
- Legenda: Convite foi realizado em Porto Alegre, e deixou autor surpreso

Nenhum comentário:

Postar um comentário