Airton Engster dos Santos

domingo, 10 de junho de 2018

Câmara de Vereadores de Estrela entrega Título de Consciência Ecológica























Câmara entrega Título de Consciência Ecológica

Na noite da ultima segunda-feira, 04, aconteceu a Sessão Especial de entrega do Título de Consciência Ecológica - Edição 2018, na Câmara de Vereadores. Um total de 6 entidades inscreveram projetos que foram avaliados por comissão independente nomeada pela Câmara de vereadores, Executivo Municipal e CACIS, sendo que os 3 projetos vencedores foram:

- Projeto "Launer Recicla - Reciclar para fazer o bem" da Launer Química

- Projeto "Painel de estrutura armada de EPS" da Eidt Empreendimentos Imobiliários.

- Projeto "Paisagismo na Escola" da APAE - Estrela.

Também receberam um certificado de participação, como forma de reconhecer os esforços em prol da natureza e incentivar a continuidade de práticas em benefício do meio ambiente, a Concrevale, a Associação Estrelense de Proteção aos Animais - AEPA e o Colégio Martin Luther.

Na sessão, o presidente da Câmara, Vereador Marco Aurélio Wermann, que foi autor do projeto que criou a distinção, destacou a importância destes projetos em especial por ser celebrada a Semana do Meio Ambiente. "Esta é uma noite especial porque podemos compartilhar, na abertura da Semana do Meio Ambiente, projetos que são realizados em nosso município para o melhor do nosso Meio Ambiente, e aqui temos a satisfação de poder fazer uma menção a estes projetos" afirma.

Os projetos

Launer Recicla - Reciclar para fazer o bem - Launer Química.

O Projeto “Launer Recicla - Reciclar para fazer o bem” incentiva seus colaboradores, clientes e distribuidores a trazer para a empresa o maior número de embalagens plásticas usadas da Launer Química. Essas embalagens recicláveis arrecadadas são selecionadas e vendidas para a Cooperativa dos Catadores de Estrela.

Os recursos financeiros gerados com a venda do material são destinados para instituições sem fins lucrativos. A atividade incide em mobilizar para a coleta de materiais que iriam para o lixo, a fim de se converterem em recursos para instituições de caridade/filantrópicas. Além da ação social, ajuda na proteção ao meio ambiente e dissemina também a importante cultura educacional da promoção à reciclagem.

Desde a implantação do projeto em 01/11/2017 foram reciclados mais de 500Kg de material e gerados/destinados R$ 1.000,00 para projetos sociais.

Painel de estrutura armada de EPS - Eidt Empreendimentos Imobiliários.

A Eidt Empreendimentos trouxe à região do Vale do Taquari o painel de estrutura armada de EPS. Este sistema proporciona uma obra mais limpa, com baixa produção de resíduos, velocidade de execução, grande economia energética da residência durante seu ciclo de vida, além de melhor isolamento térmico e acústico. Além de todos os benefícios acima citados os painéis ainda são 100% recicláveis.

Dentre os resultados alcançados estão a construção de residências e pavilhões mais sustentáveis, conseguindo obter vantagens em relação ao consumo de água/luz e resíduos durante a fase de construção. Será gerada grande economia energética durante o ciclo de vida e operação destas edificações.

Em menos de 18 meses já foram construídas 11 casas e um pavilhão na nossa região com o referido sistema, a procura pelo sistema tem sido cada vez maior tanto no âmbito residencial como comercial/industrial.

Paisagismo na Escola - APAE de Estrela.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, possui uma área onde pode ser desenvolvido o paisagismo, com a finalidade de melhorar seu aspecto e transformá-lo em um belo jardim para utilização do mesmo pelos alunos, funcionários e familiares. Segundo a apresentação do projeto, a presença de plantas no ambiente escolar é indispensável, visando a sustentabilidade do Meio Ambiente, ensinando o respeito mútuo entre a Sociedade e a Natureza, entendendo esta como sendo a sua morada.

O projeto visa transformar espaços existentes na Escola, em um local agradável e acolhedor à comunidade escolar, utilizando-se de técnicas de paisagismo e jardinagem, para fazer a construção de canteiros de plantas ornamentais, ervas e temperos verdes. Estes servirão para embelezar o ambiente e dar mais sabor a alimentação em suas casas. O contato com a terra no preparo dos canteiros, o encanto com as sementes que brotam, a prática diária do cuidado (regar, transplantar, tirar matinhos) são um exercício de paciência e perseverança, até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em plantas e flores viçosas e coloridas. O jardim contemplará também as cores primárias, consciência ambiental e sustentabilidade. O desenvolvimento deste já está sendo articulado com o currículo escolar.

Os resultados serão medidos através das metas alcançadas e acompanhamento da participação do aluno nas atividades propostas ao longo do ano letivo, garantindo assim a qualidade e assegurando que o objetivo geral do projeto esteja sendo alcançado.

As atividades são avaliadas pelos profissionais da equipe em reuniões e atividades, levando em conta a participação do aluno.

Fotos: Cristhofer Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novo projeto habitacional do município de Estrela terá 126 unidades

Conselho de Habitação visita obras no Loteamento Nova Morada III Novo projeto habitacional do município de Estrela terá 126 unidad...