Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 29 de março de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 30 de março de 2016


Univates:

Visando a melhorar o atendimento e a estrutura para os alunos das aulas de Pilates do Complexo Esportivo, a Univates realizou reformas neste local. Dentre as melhorias realizadas destacam-se a compra de novos equipamentos que proporcionam maior variedade de exercícios. Além disso, dois novos espaços amplos e com layoutmoderno foram preparados para a realização do Pilates.

La Salle Estrela:

Engajada com a questão de sustentabilidade, a Faculdade La Salle promove, junto com a ação Viva o Taquari Vivo, o painel de ideias sobre o Rio Taquari. O evento ocorre sábado, às 9h na Escadaria de Estrela. A Instituição reunirá importantes profissionais que se preocupam com a questão ambiental para fazer relatos de como preservar os recursos naturais e o manancial hídrico. “Enquanto inseridos na comunidade, somos empenhados em preservar nossa casa comum que também é o lema da campanha da fraternidade para estarmos em sintonia com um planeta sustentável”, salienta a diretora administrativa da Faculdade La Salle, Cláudia Argiles da Costa.

O painel de ideias terá como integrantes o vice-presidente da Cacis e coordenador da Ação Viva o Taquari/Estrela, Pablo Souto Palma; presidente do Comitê Viva o Taquari/Antas, Júlio Salecker; a coordenadora do curso de Gestão Ambiental da Faculdade La Salle, Tamara Horn e o diretor cultural da ONG Aepan de Estrela, Airton Engster dos Santos.

Ação

A Faculdade La Salle é parceira na realização do “Viva o Taquari Vivo”, ação que ocorre anualmente em Estrela. Os alunos da Faculdade vão participar. Eles se encontrarão às 7h30 min em frente à Faculdade para juntos deslocarem-se até o local onde ocorre a ação.

O evento deverá seguir até o meio-dia. Os participantes auxiliarão no recolhimento do lixo e na reparação de danos ao meio ambiente.

Vale do Taquari:

Os vereadores de Nova Bréscia aprovaram ontem o projeto que autoriza o Executivo a contratar um médico veterinário. O profissional vai realizar atendimento no Sistema de Inspeção Municipal e no Programa SUSAF. O salário é de 2 mil 960 reais e a carga horária é de 30 horas semanais. O contrato é temporário e vai até dezembro. A próxima sessão da Câmara de Nova Bréscia ocorre na sexta-feira, dia 1º de abril, às 19 horas.

A CDL Lajeado recebeu uma homenagem do programa Mesa Brasil do Sesc. O prêmio foi entregue como agradecimento pelas doações feitas ao programa em 2015. As arrecadações foram feitas durante os eventos do Dia das Crianças e da chegada do Papai Noel no Lajeado Brilha, num total de 1.600 quilos. O Mesa Brasil do Sesc é uma rede de banco de alimentos que luta contra a fome e o desperdício. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas necessitadas e contribuir para a promoção da cidadania. 

Rio Grande do Sul:

Mesmo com o magistério em estado de greve há mais de dez dias, o governo estadual ainda não acenou com a possibilidade de reabrir o diálogo com a categoria. No dia da assembleia geral, que reuniu 3 mil professores, a Casa Civil se comprometeu com a abertura de uma mesa de negociações. As tratativas, porém, seguem paradas, conforme admitiu, nesta terça-feira, o secretário da Educação, Vieira da Cunha. Ele reconheceu que há uma exigência do Cpers para dar largada às discussões, e foi enfático em informar que não há espaço financeiro para concessão de reajustes.

Brasil:

Como já era esperado, o Diretório Nacional do PMDB decidiu na tarde desta terça-feira, por aclamação, deixar a base aliada do governo Dilma Rousseff. A decisão foi anunciada pelo senador Romero Jucá (RR), vice-presidente da legenda, que substituiu o presidente nacional do partido e vice-presidente da República, Michel Temer. O PMDB também decidiu que os ministros do partido deverão deixar os cargos. Participaram da reunião mais de 100 membros do diretório.

Mundo:

Seis pessoas morreram nesta terça-feira na queda do avião de turismo em que estavam a bordo, quando este tentava pousar nas ilhas das Ilhas Madalena, no golfo de São Lourenço, no Leste do Canadá, informou um membro dos serviços de emergência.

O avião caiu por volta das 12h30min hora local e de Brasília "com sete pessoas a bordo, incluindo seis que morreram", disse Benoit Leblanc, envolvido nas operações de resgate. De acordo com o canal TVA, o apresentador de televisão e ex-deputado federal canadense Jean Lapierre estava a bordo com sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário