Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 17 de março de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 18 de março de 2016



A Prefeitura de Estrela fará ponto facultativo no próximo dia 24 de março (Quinta-feira Santa), no turno da tarde. Desta forma, as repartições públicas municipais voltarão a atender no dia 28, tendo em vista o feriado da Sexta-feira Santa (25). Neste período, funcionarão somente os serviços essenciais. 

A Secretaria da Saúde informa que o Posto Central terá atendimento normal na quinta-feira (24). O posto está localizado na Rua Coronel Brito, 1058, no Bairro Oriental. Já as demais unidades farão expediente somente no turno da manhã, até as 12h. 

Em relação ao recolhimento de lixo, o serviço será prestado normalmente pelas empresas que atuam no município. Haverá coleta na quinta, sexta e sábado, tanto do lixo orgânico quanto do lixo seco, de acordo com o cronograma. 

Escolas e creches também funcionarão normalmente na Quinta-feira Santa.
Já a Secretaria da Agricultura terá plantão de inseminador e veterinário somente no sábado, dia 26. Os chamados devem ser feitos até às 9h, pois depois os profissionais saem a campo para prestar atendimento. Na Sexta-feira Santa e domingo de Páscoa não haverá plantões. Na quinta (24) os chamados devem ser feitos pela manhã, até as 11h30min, pois à tarde não haverá expediente em função do ponto facultativo. A Smag atende pelo telefone (51) 3981-1055.

No dia 29 de março, empresários cujos estabelecimentos comercializam lâmpadas no município de Estrela estão sendo chamados para uma reunião, na Câmara de Vereadores, para discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, no que diz respeito a logística reversa. O encontro ocorre a partir das 14h e é promovido pelo Ministério Público Estadual e Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico (SMMASB).

Em Estrela, são cerca de 45 lojas que disponibilizam ao consumidor lâmpadas e fluorescentes e, conforme a legislação vigente, são responsáveis pelo recolhimento e destinação correta do material após descarte. “Infelizmente essa não é a realidade. Todos os anos recolhemos milhares de lâmpadas e fluorescentes no lixodoméstico, que vão parar na Usina de Tratamento de Lixo”, afirma o secretário da SMMASB, Hilário Eidelwein.

Conforme a promotora de Justiça Especializada Andrea Almeida Barros, após a reunião os estabelecimentos deverão ser chamados individualmente pelo município para assinatura de um Termo de Cooperação no qual se comprometem a seguir a legislação. “Caso não cumpra, o município acionará o MP que tomará as medidas necessárias”, afirma.

Duas palestras irão esclarecer as dúvidas dos comerciantes. A primeira, da coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público, Caroline Vaz, falará sobre a logística reversa. Já o promotor de Justiça Especializada de Lajeado, Sérgio Diefenbach trará relatos de experiências sobre o tema.

Cerca de duas toneladas de carpa (capim, cabeça-grande, húngara e prateada) e tilápia deverão ser colocadas à disposição dos consumidores na Feira do Peixe que será realizada neste sábado (19) a partir das 7h, na Praça Professor Henrique Roolaart, em Estrela. A feira é organizada pela Secretaria Municipal da Agricultura (Smag) e pelo produtor Armin Hauschild, de Novo Paraíso. Ele também fornecerá pescado para a venda que ocorre na próxima semana, dias 23 e 24, no Bairro das Indústrias e na Praça Henrique Roolaart. Estima, para essas duas ocasiões, mais 6 toneladas.

Hauschild trabalha com piscicultura há quase 30 anos, período no qual também participa das feiras, que segundo ele complementam sua atividade. O açude, com quatro hectares, começou a ser esvaziado na última terça-feira, para que no sábado de madrugada possam ser retirados os peixes que serão comercializados. Para isso, somente ele vai mobilizar uma equipe de 25 pessoas por dia, além dos servidores da Secretaria da Agricultura, que apóia a realização. Hauschild possui um dos três maiores açudes do município e participa das feiras sempre no período da Páscoa.

Na próxima semana a comercialização ocorre no dia 23 (quarta-feira) pela manhã e tarde, na Praça Henrique Roolaart. No dia 24 (quinta-feira) também também será durante todo o dia, mas em dois pontos: na Praça Henrique Roolaart e no acesso ao Bairro das Indústrias. Nesta quinta-feira (16) o veterinário Alberto Volkmer e o técnico Adelir Webers, que coordenam as Feiras do Peixe, estiveram na propriedade para, junto com o produtor, tratar da realização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário