Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 17 de março de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Vale do Taquari - 18 de março de 2016



Univates:

Um fungo gigante foi encontrado no campus da Univates na quarta-feira, dia 16. Com 33 cm de estipe (“caule”) e 40 cm de diâmetro do píleo (“chapéu”), o fungo foi localizado próximo à cancela do Prédio 1, que dá acesso à avenida Senador Alberto Pasqualini. Provavelmente o fungo pertence ao gênero Macrocybe.

Vale do Taquari:

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ito Lanius, acompanhado do tesoureiro da entidade, Adaílton Cé participaram hoje do lançamento do Plano Energético do RS. A energia é uma das principais bandeiras da entidade com atuação de mais de 10 anos na região. 

Inédito no Rio Grande do Sul, o Plano Energético elege as fontes de energia que podem ser melhores exploradas no estado, com o propósito de garantir um abastecimento de energia com qualidade, que atenda às necessidades da população. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker.

O estudo, desenvolvido pela Secretaria de Minas e Energia com apoio de empresas, entidades e universidades, demorou um ano para ser concluído. O projeto apresenta um conjunto de diretrizes e propostas para o setor energético estadual de forma regionalizada, e aponta os obstáculos que precisam ser enfrentados para um abastecimento de energia continuado e com qualidade ao longo da próxima década.

Para elaborar esse planejamento, a secretaria realizou encontros em todo estado e dividiu o Rio Grande do Sul em 17 regiões, com critérios de grupamento que contemplam os interesses sociais, econômicos, políticos e energéticos. O resultado do trabalho deixa claro onde está o potencial para a geração de energia e quais as fontes que podem ser melhor exploradas. Além disso, o documento traz diretrizes de conservação e uso racional de energia, contextualiza o papel crescente das energias limpas e renováveis na nossa matriz energética, bem como aborda a incorporação de novas tecnologias na geração, distribuição e consumo.

O secretário Lucas Redecker ressaltou que o projeto é uma radiografia geral do Estado.

- O plano mostra o que podemos estimular, e de que maneira podemos ser o Estado que gera energia e exporta para o resto do Brasil. Nós temos uma robustez hoje de linhas de transmissão e seremos, sem dúvida, o Estado que vai ser reconhecido, nos próximos anos, por exportar energia e garantir para o resto do país.

Já o governador José Ivo Sartori acrescentou que esse trabalho é pioneiro e coletivo para viabilizar um processo.

- Se não tem energia, não tem progresso, não tem desenvolvimento, não tem crescimento econômico. Com o plano energético, podemos avançar com segurança, identificar as demandas e trabalhar na direção para que o Estado tenha um novo ciclo de desenvolvimento. Assim, podemos tornar o Rio Grande do Sul mais eficiente, menos burocrático e mais voltado ao cidadão que é uma premissa que norteia nosso trabalho.

O presidente da CIC VT, Ito Lanius elogiou a iniciativa do governo por conseguir apresentar um projeto tão bem elaborado num período curto, de um ano.

- Com o lançamento do plano abre-se novos horizontes tanto de negócios diretamente na geração de energia quanto na infraestrutura para instalação das fontes geradoras, bem como vai facilitar a vida dos consumidores que poderão contar com energia de qualidade e de melhorar preço. 

Rio Grande do Sul:

O STR de Muçum informa aos associados que estão sendo cobradas as sementes do programa troca-troca. O valor da saca de 20kg é de R$ 88,00. O pagamento pode ser efetuado até dia 28 de abril. Mais informações junto ao escritório do Sindicato. Quem não pagar até o final do mês de abril não se enquadrará nos próximos programas.

O deputado federal Covatti Filho (PP) está destinando através de emenda parlamentar, uma verba de 100 mil reais para o município de Arvorezinha. O recurso será destinado para aquisição de equipamentos para o Hospital São João.

O 40º Batalhão da Polícia Militar com sede em Estrela, recebe até o dia 05 de abril, as inscrições para o Programa Social Brigada Mirim, para crianças de 09 aos 12 anos, para ambos os sexos. O Projeto acontecerá no turno da manhã, todas as 2°feiras, das 8h ás 11h, na Comunidade Cristo Vive.

Brasil:

Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Celso de Mello atacou nesta quinta-feira a postura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, flagrado em grampo telefônico, disse que a Justiça brasileira está "totalmente acovardada". Mello abriu a sessão plenária no início da tarde de hoje para protestar contra o líder petista, a quem atribuiu ser detentor de uma "mente autocrática e leviana" que teme os rigores da lei brasileira.

Em uma conversa grampeada no dia 4 de março com a presidente Dilma Rousseff, Lula afirmou que as cúpulas dos poderes Judiciário e Legislativo estariam "acovardadas" e criticou a Operação Lava Jato e o juiz federal Sergio Moro no que chamou de "República de Curitiba". "Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, temos um Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um parlamento totalmente acovardado", disse o petista. "Estou sinceramente assustado com a República de Curitiba. Porque a partir de um juiz da primeira instância tudo pode acontecer nesse país. Tudo pode acontecer", completou ele.

Mundo:

O SeaWorld não vai mais criar orcas em cativeiro. O parque aquático americano vem perdendo público e é alvo de críticas no tratamento das "baleias assassinas" e da pressão de ativistas de direitos dos animais para encerrar definitivamente as exibições públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário