Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 28 de março de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 29 de 2016



Univates:

O soul brasileiro de Tim Maia chega ao Teatro do Centro Cultural Univates na apresentação do Tributo a Tim Maia, banda pioneira em homenagear o cantor formada em 1998. Na formação, vários músicos importantes da cena gaúcha: Tonho Crocco no vocal, Chico Paixão como guitarrista, Leonardo Boff de tecladista, Flávio Passos como baixista e Márcio Pexi como baterista. O naipe de sopros é formado por Rodrigo Siervo no sax e Anjinho no trompete. O evento ocorre no dia 15 de abril, sexta-feira, às 20h.

La Salle Estrela:

Não são poucas as pessoas que passam mal por terem ingerido alimentos contaminados. Seja por falta de conhecimento, seja por puro descaso, o que muito observamos é que as pessoas dão sorte para o azar, consumindo alimentos sem observar a procedência ou a higiene do estabelecimento. Com certeza você já deve ter ouvido a seguinte frase: O que não mata, engorda!

Mas, o que precisamente leva uma pessoa a ter problemas com determinados alimentos? A resposta está na falta de procedimentos adequados na manipulação e preparo desses alimentos, ou seja, o não conhecimento das normas estabelecidas nas Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF). A falta de Boas Práticas de Fabricação no preparo, manuseio, armazenamento e distribuição dos alimentos é a principal causadora das doenças transmitidas por alimentos (DTA).

As BPF são normas exigidas as empresas de alimentação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que devem ser adotadas para garantir a qualidade sanitária e fabricação dos produtos alimentícios de acordo com os regulamentos técnicos.

Por isso tudo, a Faculdade La Salle de Estrela está oferecendo entre os dias 4 a 8 de abril, o curso “Boas Práticas para Serviços de Alimentação”. A formação, dada pela nutricionista Deise Portz, vai capacitar profissionais para trabalhar na área de alimentos visando à produção de alimentos de acordo com as orientações da vigilância sanitária e atentando para a legislação vigente. Da mesma forma, cuidar com alimentos manipulados e para que sejam transportados em condições sanitárias adequadas. 

O curso “Boas Práticas para Serviços de Alimentação” vai oportunizar conhecimentos para a organização de ações que auxiliem nos processos do cotidiano do negócio e melhoria das condições higiênico-sanitárias dos serviços e preparações da alimentação. 

O curso se aplica a cantinas, bufês, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias e restaurantes e é destinado a proprietários e colaboradores de negócios que necessitam de boas práticas para serviços de alimentação, da indústria de alimentos, estudantes de cursos de graduação e técnicos da área de alimento. Será realizado de 4 a 8 de abril, das 19h às 22h na Faculdade La Salle. Será fornecido certificado a todos os que obtiverem, no mínimo, 85% de frequência. O telefone para informações é 3720-2732

Vale do Taquari:

No período de 11 a 20 de novembro ocorre no Parque do Imigrante, em Lajeado, a Expovale 2016.

Em Colinas quem quitar o IPTU até o dia 10 de abril, terá um desconto de 20%. Os contribuintes que tenham encerrado 2015 sem pendências podem optar pelo parcelamento em seis vezes.

O Piquenique de Páscoa, da Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela será realizado nesta terça-feira, dia 29. As atividades ocorrem no Parque Princesa do Vale, nos turnos da manhã e tarde. Os organizadores pretendem reunir cerca de 2 mil e 500 crianças no evento.

Rio Grande do Sul:

O Superior Tribunal de Justiça atendeu pedido Procuradoria Geral de Porto Alegre e derrubou liminar que impedia o aumento da passagem de ônibus para R$ 3,75. Até então, ação protocolada pelo PSol mantinha a tarifa em R$ 3,25 desde 24 de fevereiro. O município ainda não informou se o reajuste já será imediato nesta terça-feira.

Inicialmente, a Justiça aceitou a argumentação do PSol, de que o aumento teve erro de procedimento, ao não submeter a nova tarifa para avaliação do Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu). Prefeitura e empresas de ônibus, enquanto isso, argumentaram que o valor estava previsto na licitação, dispensando demais processos administrativos.

Brasil:

Em conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final da tarde do último domingo, em São Paulo, o vice-presidente Michel Temer descartou a possibilidade de que o PMDB continue no governo Dilma Rousseff. Segundo interlocutores do petista, Temer teria dito que o processo de afastamento está muito adiantado nas bases do partido e é praticamente certo que o PMDB decida nesta terça-feira pelo desembarque.

Mundo:

Um tiroteio no centro de visitantes do Capitólio, em Washington (EUA), causou pânico e terminou com uma mulher ferida e um suspeito preso. Como medida preventiva, o edifício que sedia o Congresso e a Casa Branca foram fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário