Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 7 de setembro de 2015


Univates:

A Univates oferece, por meio do Laboratório de Aprendizagem (Uniapren), o Simulado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Dessa forma, o aluno poderá testar seus conhecimentos e exercitar o tempo médio necessário para a realização da prova. O resultado poderá ser conferido logo após a realização do teste.

A simulação é composta por provas de edições anteriores organizadas pelo Uniapren e contém questões objetivas de formação geral e de conhecimentos específicos. Para utilizar a ferramenta, o interessado deverá acessar o Ambiente Virtual e cadastrar-se. Todos os alunos têm acesso ao simulado.

Vale do Taquari:

A partir do dia 09 de setembro, começa em Travesseiro o cadastro biométrico dos eleitores da sede do município que votam nas urnas das escolas Monsenhor Seger e Pedro Pretto. O procedimento ocorre na Câmara de Vereadores e os eleitores devem agendar o dia do cadastro, pelo telefone 3759-12-33.

O município de Encantado promove, entre os dias 12 e 20 de setembro, seu 3º Encontro Farroupilha. Cerca de 30 barracas, que serão ocupadas por entidades e grupos tradicionalistas, estão sendo montadas na Praça da Bandeira.

Para o dia 13 de outubro, o CRAS de Colinas está organizando uma programação especial em comemoração a Semana do Idoso. Na oportunidade será realizada a palestra show “Transforme a terceira, na melhor idade”, com Fabio Fiel. A atividade iniciará às 14 horas, no Centro Comunitário de Colinas. Também está previsto: apresentação dos alunos da oficina de dança, brincadeiras, sorteio de brindes, lanche e encerramento com baile.

Ocorreu na Escola Pedro Pretto de Travesseiro a formatura do Proerd dos alunos dos 5ºs e 6º anos do educandário. No total foram 44 formandos que participaram dos trabalhos e dinâmicas desenvolvidos pela Brigada Militar. 

Rio Grande do Sul:

- Governo do Estado confirma para esta semana pagamento da segunda parcela do salário de agosto dos servidores.

- As vendas totais na Expointer caíram 36% neste ano em relação à edição passada. O carro-chefe da feira, o setor de máquinas e implementos agrícolas, teve queda de 37,4%. O total negociado foi de um bilhão, seiscentos e R$ 90 milhões.

- Uma menina de quatro anos foi encontrada caminhando sozinha na madrugada deste domingo no Balneário Ipiranga, em Imbé, no Litoral gaúcho. Segundo a Brigada Militar, os policiais resgataram a criança após receberam um alerta de moradores. O Conselho Tutelar do município foi acionado e encaminhou a menina à Casa da Criança, em Tramandaí. Após conversar com a mãe dela, os conselheiros decidiram mantê-la no abrigo pelo menos até terça-feira, quando irão avaliar o caso.


Brasil:


- O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, afirma que não tem conhecimento oficial da abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal sobre ele. O STF aceitou pedido da Procuradoria-Geral da República para que Mercadante, o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, e o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB, sejam investigados na Lava Jato.

- O vice-presidente da República repudiou o que chamou de "teorias" de que ele estaria agindo como conspirador e afirma que a "divisão" e a "intriga" agravam a crise política e econômica. A nota foi motivada por reportagens, artigos e análises publicados neste fim de semana.

- A presidente Dilma Rousseff fará o pronunciamento do Dia 7 de Setembro apenas pela internet, como fez em primeiro de Maio, Dia do Trabalho.

- Petrobras e Braskem assinaram um novo aditivo para o contrato de fornecimento de nafta. Vale para mais dois meses, encerrando em 31 de outubro. O último convênio era de seis meses e encerrou no 31 de agosto.

- O ex-secretário do Tesouro Nacional Arno Augustin é apontado como responsável pelas chamadas pedaladas fiscais.

Mundo:

Guatemaltecos votam em eleições marcadas por denúncias de corrupção
Mais de 7,5 milhões de guatemaltecos foram convocados

Alemanha espera receber 10 mil refugiados neste domingo
Requerentes de asilo, principalmente sírios que fugiram do seu país devastado pela guerra

Guatemaltecos votam em eleições marcadas por escândalo de corrupção
Ex-presidente Otto Pérez renunciou na última semana

Legisladores reprovam proposta de constituição na Tailândia
Decisão atrasa retorno da democracia após o golpe de Estado realizado no ano passado

Papa pede que paróquias da Europa recebam famílias de refugiados
Francisco explicou que começará por sua diocese de Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário