Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Vale do Taquari, Colinas, Paverama, Faculdade La Salle Estrela, Univates - 28 de setembro de 2015


Univates:

Planejamento e elaboração do orçamento, e técnicas de arrecadação e redução de gastos municipais, serão abordados em um curso de educação continuada oferecido pela Univates a gestores municipais. Os encontros ocorrem nos dias 22 e 29 de outubro, quinta-feira, das 8h20min às 11h40min e das 13h30min às 16h50min, com os objetivos de discutir instrumentos de planejamento eficazes para a elaboração do orçamento público municipal de 2016; apresentar técnicas que otimizem a arrecadação e minimizem os gastos do município; desenvolver uma visão estratégica dos serviços públicos municipais; estimular o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica, com vistas a tornar os participantes agentes de mudanças; e compartilhar experiências e casos reais de gestão pública municipal.

La Salle Estrela

Faculdade La Salle comemora seis anos e traz um dos maiores líderes e fomentadores do empreendedorismo digital

A Faculdade La Salle de Estrela completa seis anos de atuação na região e para marcar a data traz a palestra do consultor, empreendedor e escritor Bruno Perin. O evento será dia 29, terça-feira, no auditório da Instituição de Ensino Superior, às 19h30 min. Perin, que tem a palestra considerada uma das mais impactantes para jovens em território nacional, vem falar sobre startups – empresas jovens e inovadoras – que recebem atenção mundial.

Com experiências em palestras nacionais e internacionais, Perin é considerado um dos jovens mais fomentadores do empreendedorismo e disseminação do conceito de startup no país. Hoje, é apontado como evangelista da Geração Y/Z tem ótimas relações e conexões com os programas de Startups no mundo, atuando em alguns deles. “No mês em que a faculdade completa o sexto ano de funcionamento, queremos dar esse presente ao público. O tema é inovador: trazer conhecimento e tecnologia ao Vale do Taquari fortalece o desenvolvimento da região”, salienta a professora Ana Solange Braun, organizadora do evento. O palestrante vai abordar o conceito e dar exemplos de startups, o impacto delas na sociedade e explicar porque elas são uma revolução.

Vale do Taquari

O município de Paverama será contemplado com a Unidade Móvel do SEBRAE/RS, o furgão adaptado para realizar atendimentos aos empresários e empreendedores da cidade, estará disponível na próxima quarta-feira, dia 30 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Rua 4 de Julho, em frente a Prefeitura. A iniciativa é do SEBRAE/RS em parceria com a Prefeitura Municipal de Paverama.

A 7ª edição da Construmóbil está repleta de novidades e criatividade. Dentre as atrações propostas pelos expositores, destaque para a Casa do Artesanato e o Empório do Palete. Os espaços estão situados no Pavilhão 4, formando um local aconchegante e encantador.

A Associação de Artesãos de Lajeado está presente na Construmóbil 2015 por meio da Casa do Artesanato. Quinze expositores exibem seus trabalhos em MDF, cerâmica, patchwork, tecidos, pinturas e acessórios. De acordo com a secretária da instituição, Leila Kauffmann (58), o evento superou a expectativa. “Está tudo muito bonito e organizado, as vendas estão ótimas e estamos recebendo muitas encomendas”. A associação promove feiras no segundo e quarto sábado de cada mês na Rua Santos Filho, em Lajeado. 

Colinas – Da madrugada de domingo (20) até o final da segunda-feira (21), a entrada do município de Colinas, no sentido Estrela a Colinas, esteve bloqueada por causa da enchente. Em virtude disso, os veículos precisaram desviar pela Linha Roncador. Para facilitar o deslocamento, a Secretaria Municipal de Obras trabalhou com duas equipes na Linha Roncador e na Linha Roncadorzinho. Nos locais, os funcionários realizaram a colocação de brita de saibro.

Rio Grande do Sul:

O mandato de presidente do Grêmio terá duração de três anos, com direito a uma reeleição. Assembleia Geral aprovou neste domingo a mudanças no estatuto do Clube.

A semana é decisiva para a greve dos servidores gaúchos do INSS. Uma reunião do Sindsprev está marcada para amanhã à tarde para avaliar a decisão nacional de aceitar o reajuste proposto e encerrar a paralisação.

15 mil pessoas ainda sentem os efeitos do mau tempo no Estado.

A rua Garibaldi está bloqueada desde as nove horas desta segunda-feira, entre a Voluntários da Pátria e o Largo Vespasiano Veppo, a rua da rodoviária, devido a obras de duplicação da Voluntários.

Algumas vacinas aplicadas em bebês nos primeiros meses de vida estão em falta nas clínicas particulares de Porto Alegre. 

Um tumulto motivou reforço do policiamento no Hospital da Restinga, após um homem baleado receber atendimento na unidade.

A Brigada Militar garante reforço do policiamento na Vila Cruzeiro na segunda-feira, data prevista para reabertura do Pronto Atendimento.

Brasil:

Único senador pelo PSOL, Randolfe Rodrigues, do Amapá, anunciou neste domingo desfiliação do partido. 

A presidente Dilma Rousseff disse neste domingo que as metas brasileiras para reduzir a emissão de gases de efeito estufa são de 37% até 2025 e de 43% até 2030. O anúncio foi feito durante a Conferência das Nações Unidas para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, em Nova Iorque. O ano-base utilizado para os cálculos, segundo ela, é 2005.

Mundo:

As primeiras pesquisas de boca de urna das eleições antecipadas da Catalunha dão ampla vitória aos separatistas. Segundo sondagem de uma emissora local, eles terão até 79 assentos no Parlamento, de um total de 135.

Uma explosão suicida em um jogo de futebol no Afeganistão matou nove pessoas e feriu mais de 50 neste domingo. Segundo autoridades afegãs, o ataque foi causado por um carro ou moto bomba.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, pediu hoje à União Europeia que tenha compaixão e solidariedade com os refugiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário