Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 21 de setembro de 2015



Univates
Com o objetivo de oportunizar um espaço de competições desportivas, propiciar um momento de integração de alunos e professores, além de aproximar a comunidade escolar à Instituição, a Univates realiza, a partir das 8h30min da próxima terça-feira, dia 22, a 9ª edição dos Jogos Escolares do Ensino Médio (Joguem). As disputas terão início com a modalidade de basquete e os jogos ocorrem no Ginásio de Arena do Complexo Esportivo.

Vale do Taquari
O município de Paverama será contemplado com a Unidade Móvel do SEBRAE, o furgão adaptado para realizar atendimentos aos empresários e empreendedores da cidade, no dia 30 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, em frente a Prefeitura. A iniciativa é do SEBRAE em parceria com a Administração Municipal.

Atendendo a pedidos, foram prorrogadas até dia 25 de setembro as inscrições do concurso cultural “Um dia no Reino Encantado das Soberanas” lançado pelas Soberanas do Centenário de Encantado. O objetivo do concurso, além de valorizar os 100 anos do município, visa estimular a imaginação das crianças e adolescentes para que produzam desenhos ou poesias sobre o reino encantado, instigando seu lado lúdico e criativo. A ação é viabilizada pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo e conta com a parceria da Secretaria de Educação e Cultura e o apoio das empresas encantadenses.

O aniversário do CRAS de Doutor Ricardo será celebrado com confraternização no dia 23 de setembro, às 13 horas e 30 minutos. Haverá transporte como de costume para a melhor idade e participantes de todos os projetos desenvolvidos no CRAS.

A história de Encantado deve muito ao fotógrafo Hugo Peretti. Suas fotos traduzem diferentes épocas e acontecimentos do município e da região. Para preservar estes momentos e torná-los mais acessíveis para a população, no dia 22, às 19 horas, na Casa de Cultura Pedro José Lahude, haverá a doação de cinco computadores, que contém a digitalização do Acervo Fotográfico de Hugo Peretti, no período de 1933 a 1953.

Rio Grande do Sul
O Acampamento Farroupilha 2015 encerra hoje com recorde de público, segundo estimativa da Brigada Militar.

Um homem foi preso em flagrante quando furtava fios telefônicos nas proximidades da Arena do Grêmio, na zona norte da Capital. Ele foi flagrado por policiais rodoviários na passarela que dá acesso ao estádio.

Bombeiros controlaram incêndio numa fábrica de plásticos, em Caxias do Sul. Seis caminhões foram usados para combater as chamas e um grupo de 12 profissionais trabalharam por cerca de uma hora para combater o incêndio, no bairro Santa Catarina.

Será anunciado nesta segunda-feira o nome da empresa vencedora da licitação do sistema de bicicletas compartilhadas de Porto Alegre.

A chuva que já era intensa na semana e persistiu ao longo do sábado e domingo deixa centenas de pessoas fora de casa e eleva o risco de enchentes no Rio Grande do Sul. A situação é mais complicada no Vale do Taquari e no Vale do Caí.

O Governo do Estado vai pagar na terça-feira a última parcela do salário de agosto dos servidores públicos do Rio Grande do Sul. Ainda estão pendentes os vencimentos de 27 por cento do quadro.

A Assembleia Legislativa definirá na próxima terça-feira se as alíquotas de ICMS serão reajustadas a partir de 2016.

O Partido Progressista vai deslocar dois secretários do governo Sartori para a Assembleia Legislativa a fim de garantir mais votos favoráveis ao projeto que reajusta as alíquotas de ICMS.

Brasil
Apesar de cobrar reduções maiores nas despesas do governo, o Congresso aprovou em 2015 projetos que, se entrarem em vigor, levarão a um gasto extra anual de 22 bilhões de reais.

A Procuradoria-Geral do Estado entrará com recurso ainda nesta semana contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que manteve o direito da União de bloquear as contas do Estado em caso de atraso no pagamento da dívida.

Mundo
O partido de esquerda do ex-primeiro ministro da Grécia Alexis Tsipras venceu as eleições legislativas antecipadas. O pleito foi convocado logo após a renúncia dele em 20 de agosto.

O Papa Francisco se reuniu neste domingo com o ex-presidente cubano Fidel Castro na residência dele, em Havana. A reunião durou pouco menos de 40 minutos. Francisco e Fidel trocaram livros e CDs. Entre os assuntos, trataram de meio ambiente.

Um economista eslovaco procurado pela Interpol foi preso pela Polícia Federal em Natal, Rio Grande do Norte. O estrangeiro é suspeito, em seu país de origem, de ter praticado gestão fraudulenta em instituição financeira em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário