Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Prefeitura de Estrela-RS - 30 de setembro de 2015



O secretário de Administração e Recursos Humanos de Estrela, Henrique Lagemann, esteve na Prefeitura de Venâncio Aires nesta quarta-feira (30) para conhecer o sistema de telefonia fixa e de internet que o município vem instalando em várias localidades do interior. 

O secretário de Administração, Leandro Pitsch, repassou subsídios sobre o sistema de fibra ótica com internet em banda larga, já instalado nas comunidades de Linha Andréas, Linha Duvidosa, Vila Palanque, Linha Arroio Grande, Linha Cipó, Linha Terezinha e Vila Deodoro.

Henrique Lagemann diz que o sistema utilizado em Venâncio serve de modelo para o município vizinho de 33 mil habitantes e que vai apresentar a inovação ao prefeito Carlos Rafael Mallmann. 

O município sempre teve uma base rural forte, destacando-se a produção animal de aves e suínos, e possui mais de 2 mil pessoas que utilizam-se de telefonia rural. Um projeto de instalação do novo sistema já está concluído e poderá ser gerido pela prefeitura, em parceria com as comunidades, como é feito em Venâncio.

“Nosso projeto é eficiente e muito elogiado pelas comunidades que já desfrutam do sistema. O nosso agricultor conta com a mesma tecnologia dos grandes centros”, explicou Leandro Pitsch. Também participou do encontro o representante da empresa ADS Telecomunicações, responsável pela instalação do sistema de fibra ótica em Venâncio, Éverton Miranda.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela, através do programa Vida Saudável, promove nesta quinta-feira (1°/10) uma integração com as pessoas que participam desta iniciativa. Denominado “Viver Bem 2015”, o evento será realizado no Parque Princesa do Vale, das 14h às 18h, e será uma oportunidade para que os 350 alunos do programa, além de familiares e convidados, a partir dos 45 anos de idade, possam participar de atividades esportivas e recreativas e usufruir de uma série de serviços que estarão à disposição. 

Durante a tarde haverá, entre outras, caminhada orientada, ginástica, câmbio, canoagem, massagem estética, avaliação nutricional, yoga, cabelo e maquiagem, avaliação oftalmológica e serviços na área da saúde, além de mateada. Conforme o coordenador geral do programa Vida Saudável, Rodrigo Ramminger, foram convidados todos os participantes dos oito núcleos formados no município. 

A Secretaria da Agricultura de Estrela inicia, no próximo dia 5 de outubro, a segunda etapa da campanha de everminação do rebanho bovino. De acordo com o secretário José Adão Braun, equipes da Smag farão roteiro por todas as localidades do município e a expectativa é imunizar cerca de 7,5 mil animais. Os trabalhos se estenderão até o dia 28 de outubro e é solicitado aos produtores que deixem os animais presos e permaneçam em casa até a chegada da equipe.

O roteiro começa por Arroio do Ouro, dia 5, da propriedade de Rogério Roque Reichert até Waldemar Barth, inclusive a travessa da saibreira. No dia 6 será em Arroio do Ouro e Figueira, da propriedade de Valdemar Barth até a barragem. No dia 7 em Delfina, abrangendo toda a comunidade, e no dia 8 em São Luiz e São João. No dia 9, Santa Rita e Porongos, começando na propriedade de João Zwirtes em direção á BR-386. Na BR-386, da ponte da Languiru até o trevo de acesso ao Distrito de Glória, incluindo a travessa da caixa d’água, em Porongos.

No dia 13 de outubro a aplicação será feita no Distrito de Glória, a partir da caixa d’água de Porongos em direção á vila, e da propriedade de Roberto Scherer em direção à vila e até a BR-386. Dia 14 será em São Jacó, abrangendo toda a comunidade, inclusive as travessas. No dia 15 será em Novo Paraíso, até a propriedade de Laurindo Martins e travessa para a Lenz e no dia 16, também em Novo paraíso, da travessa da cascata em direção à Linha Wink.

No dia 19 a aplicação será feita em Lenz Fundos, a partir da propriedade de Mauro Flach em direção a Danilo Wülfing, junto com moradores da Rota do Sol. No dia 20 a everminação ocorre em Linha Lenz, começando na Rota do Sol em direção à Estrada da Cachaça, inclusive. Segue no dia 21 na localidade de Linha Geraldo Alta, a partir do antigo Salão Hagemann até Roseli Sulzbach, incluindo a Rota do Sul. Em Linha Geraldo Baixa será no dia 22, começando na propriedade de Harti Korte em direção ao asfalto de Costão, junto com a travessa do Tenn-Pass e da Lagoa. Dia 23 serão atendidas as localidades de Wolf e Roncador, com início na antena da Rádio Sorriso em direção ao cemitério, e da propriedade de Roque Hauschild até Lotário Diehl.

Na última semana da campanha serão atendidas mais três localidades e o centro e arredores. Dia 26 em Chá da Índia e Costão, começando na propriedade de Valmir Auri Scheeren em direção à Capatazia e no sentido para Colinas. No dia 27, Costão e São José, a partir da Capatazia, atendendo a todos os moradores da ERS-129 até a Vila São José, inclusive a travessa da capela até a Rota do Sol. O Centro e Arredores serão atendidos no dia 28. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário