Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Notícias da Prefeitura de Estrela - 22 de setembro de 2015



Os Jogos Escolares de Estrela, promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), terão mais uma etapa nesta semana, com a disputa do voleibol. As partidas serão realizadas nesta terça (22) e quarta-feira (23), a partir das 8h30min, no Centro Comunitário Cristo Rei. No Juvenil masculino participam as equipes do Colégio Santo Antônio, Vidal de Negreiros e Emef Pinheiros. No juvenil feminino, Colégio Martin Luther, Santo Antônio e Vidal. No infantil masculino a disputa será entre a Emef Leo Joas e Colégio Santo Antônio. No feminino são quatro equipes: Santo Antônio, Emef Pinheiros, Emef Leo Joas e Martin Luther. Na categoria mirim feminino estão inscritos Santo Antônio e Martin Luther. 

Os jogos da terça-feira serão pela categoria infantil. A primeira partida será entre CSA e Pinheiros, pelo feminino. Seguem Leo Joas X Martin Luther, Santo Antônio x Leo Joas, Martin Luther x Emef Pinheiros, Santo Antônio x Martin Luther e Pinheiros x Leo Joas, todos pelo feminino. Depois, pelo masculino, se enfrentam Leo Joas x Santo Antônio. No último jogo do dia, ocorre a final do feminino.

Na quarta-feira as partidas são válidas pelas categorias juvenil e mirim. Pela juvenil se enfrentam Santo Antônio X Vidal (masculino), Martin Luther X Santo Antônio (feminino), Pinheiros x Perdedor do jogo 1 (masculino) e Vidal de Negreiros x Perdedor do jogo 2 (feminino). Na continuidade os confrontos serão entre o vencedor do jogo 1 x Pinheiros (masculino) e vencedor do jogo 2 x Vidal de Negreiros (feminino). Depois, pela categoria mirim, jogam Santo Antônio x Martin Luther. Novamente pela juvenil, as duas últimas partidas serão entre o 1º e 2º colocados no masculino e depois os dois primeiros do feminino.

A comunidade mais uma vez deu uma demonstração de solidariedade e compareceu em grande número ao 2º Chá do Caps, realizado no último sábado (19), no Centro Comunitário Cristo Rei. Mais do que saborear os diversos pratos oferecidos , foi uma oportunidade de integração e socialização dos usuários com seus familiares e com a sociedade em geral.
A atividade começou com uma saudação da psicóloga Lilian Hauschild, em nome da equipe do Cps. Logo após o secretário da Saúde, Elmar Schneider, saudou e agradeceu aos presentes pelo gesto de prestigiarem o chá. “Isto se chama solidariedade. Aqui é uma demonstração de que podemos acreditar em um país melhor, pois temos o envolvimento de todos os familiares e comunidade”, ressaltou. Houve também mensagem do padre e pastora. 

Na parte artística, o coral “Encanto do Caps” abriu a programação. Seguiu-se desfile de modas da Loja Duda Modas, com pacientes e familiares. Depois, animando a todos, houve apresentação da Banda Link. O evento foi promovido pela Associação dos Familiares, Usuários e Colaboradores do Centro de Atenção Psicossocial. Conforme a responsável pelo Caps, Francine Petter Eidt, foram vendidos 570 cartões. Ela reforça o agradecimento a todos os que colaboraram e informa que a renda obtida será revertida em benefício dos usuários. 

Encontros dos grupos Gracie para esta semana: 21 à 25 de setembro-Abraçoo Stacke...
Hoje, segunda-feira, dia 21 de setembro-tem reunião do Grupo da São Jacó no ginásio local
-terça-feira, dia 22 de setembro, encontro do Grupo da Glória, no ginásio local.
-quarta-feira, dia 23 de setembro, reunião do Grupo da Delfina no salão da comunidade
-quinta-feira, dia 24 de setembro, encontro do grupo do bairro das Indústrias, no salão católico
-sexta-feira, dia 25 de setembro, reunião do grupo do centro no salão paroquial.

Semana do Adolescente enfatiza ações de prevenção e promoção à Saúde
Entre as atividades está a distribuição da Caderneta aos estudantes dos 10 aos 19 anos de idade

Em alusão ao Dia Nacional do Adolescente, comemorado neste 21 de setembro, o município de Estrela realiza, até sexta-feira (25), a Semana do Adolescente. As ações fazem parte do Programa Saúde na Escola e vão enfatizar a prevenção e promoção à saúde. Para tanto, equipes do programa vão entregar a Caderneta do Adolescente aos estudantes dos 10 aos 19 anos das escolas municipais Odilo Afonso Thomé, Leo Joas e Ruth Markus Huber, e estaduais 20 de Maio e Nicolau Müssnich, as quais participam do programa. Vai haver a participação dos representantes dos Grêmios Estudantis que participam do grupo de estudos, para que se envolvam e sejam protagonistas das ações. 

De acordo com a psicóloga da Secretaria de Educação, Mariana Mazzarino, também serão realizadas atividades dentro das disciplinas a serem trabalhadas nas escolas durante este período, abordando temas como saúde sexual e reprodutiva. Já a Escola Municipal Leo Joas, segundo ela, vai promover uma ação diferenciada na terça (22) e quinta-feira (24) pela manhã. Ao invés de receberem a caderneta na escola, os estudantes irão até a Unidade de Saúde do Bairro das Indústrias para retirá-la. Será uma oportunidade para conhecerem os serviços oferecidos e ficarem mais próximos do posto. “A intenção é que não se dirijam ao local somente quando tiverem algum problema de saúde, mas participem efetivamente das ações preventivas”, ressalta. 

A Caderneta do Adolescente é um documento fornecido pelo Ministério da Saúde. Nela constam os dados pessoais do aluno e informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, dicas de saúde e alimentação. Já no dia 30 deste mês, ainda como parte das atividades, vai haver uma roda de conversa com os alunos que freqüentam o EJA, que funciona na Leo Joas. A atividade está marcada para às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário