Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Notícias da Prefeitura de Estrela - 18 de setembro de 2015



A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), de Estrela, recebeu a doação de aproximadamente 300 quilos de alimentos para serem destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. A entrega ocorreu na tarde desta quinta-feira (17), na Igreja Assembleia de Deus Pentecostal Unida do Brasil, que arrecadou os alimentos durante o evento “Abala Estrela”, realizado nos dia 4 e 11 deste mês e que teve como atrações a cantora Fabiana Anastácio, de São Paulo, e Samuel Mariano e banda, de Barreiros, Pernambuco.

A doação, conforme a coordenadora da Sedesth, Tatiana Oliveira, será encaminhada aos Cras dos bairros Moinhos e Imigrantes, que serão responsáveis pela destinação às famílias de baixa renda. “Estamos num momento em que é importante a mobilização de participação da sociedade para que possamos auxiliar as famílias”, disse. O secretário José Itamar Alves, que recebeu os alimentos em nome do Governo de Estrela, reforça o grande significado da ação pelo momento de crise que o país atravessa. “A Sedesth, através do Cras, poderá dar mais este suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade”, acrescenta.

A entrega foi feita pelos representantes da igreja, Marcel da Silva, do setor administrativo, Maxson Guimarães da Silva e Romildo Eidelwein, do setor de assistência social. No evento Abala Estrela foram arrecadados mais de mil quilos de alimentos, que vão contemplar também outras entidades e famílias de Estrela, numa ação de cidadania realizada pela Igreja. Também esteve presente na entrega o assessor do Trabalho da Sedesth, Fabiano Machado. 

Levar à sociedade uma nova forma de ver, entender e fazer trânsito. Esse é o objetivo do tema da Semana Nacional de Trânsito 2015: “Seja você a mudança no trânsito”. A ideia é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas.

No município de Estrela, entidades, empresas e Governo Municipal uniram-se para discutir o tema e apresentar ações práticas. A primeira delas ocorrerá nesta sexta-feira (18), a partir das 9h30min, com uma blitz realizada na sinaleira em frente ao Colégio Martin Luther. “Iremos distribuir materiais e conscientizar os motoristas para questões como o uso do cinto de segurança, o respeito a velocidade das vias, entre outros”, ressalta o coordenador de Trânsito do município, Carlos Antônio Rodrigues Lopes.

Além da prefeitura, participam da ação a Brigada Militar - juntamente com os alunos do Projeto Brigada Mirim -, Lions Club e Transportadora Trânsito.

As entidades promoverão, ainda, durante as próximas semanas, palestras em escolas do município, atingindo tanto a rede municipal de Educação Infantil, quanto o Ensino Fundamental. “As crianças são os principais multiplicadores e incentivadores das boas práticas no trânsito. Acreditamos que levar essa mensagem até elas seja o caminho mais curto para conscientizar os adultos motoristas”, reflete Aldino de Almeida, do Lions Club.

Na segunda-feira, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Estrela, Marco Aurélio Wermann, ocupará a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores para falar do tema. O secretário apresentará algumas estatísticas do trânsito do município, que em 2014 apresentou mais de 500 acidentes de trânsito com ocorrências registradas pela BM. O dado positivo é que há 2 anos não ocorre um acidente com vítima fatal na cidade.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro, este último considerado o Dia Nacional do Trânsito.

O município sediou, nesta quinta-feira (17), a 7ª edição do seminário ambiental da ação “Viva o Taquari Vivo”. O evento foi realizado no ginásio do Colégio Santo Antônio e reuniu estudantes das séries finais do Ensino Fundamental do CSA; das escolas municipais Leo Joas e Pinheiros; escolas estaduais Vidal de Negreiros e 20 de Maio e Escola Porto Novo, de Lajeado. Entre as atividades desenvolvidas houve palestra sobre o “Viva o Taquari Vivo”, pelo diretor de Responsabilidade Social da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, Gilberto Soares; atividade sobre o destino correto do lixo, pela representante da Corsan Malta Fluck, e exibição do filme Príncipe das Águas, com bate-papo sobre a produção com o biólogo Jackson Müller, de Novo Hamburgo. "Essas palestras são uma forma de conscientizar os alunos, especialmente sobre a necessidade de separar e dar o destino correto ao lixo", reflete a bióloga Rejane 

O seminário foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado; Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), Colégio Santo Antônio e Faculdade La Salle. Contou com o apoio de diversas entidades e instituições, entre as quais a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário