Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 17 de setembro de 2015

Univates


Com o objetivo de abordar aspectos teóricos e práticos da escrita criativa, a Univates oferece, por meio do projeto de extensão “Formas de leitura: dizer, escrever e olhar”, o ciclo de oficinas de Escrita Criativa. A atividade ocorre entre os meses de setembro e novembro, sendo dividida em cinco encontros.

O primeiro encontro será realizado no dia 25 de setembro e abordará o tema “A criação literária: teoria”, enquanto o segundo está programado para o dia 9 de outubro, com o tema “Oficina de escrita criativa: poesia”. O terceiro encontro será em 23 de outubro, abordando o assunto “Narrativa”. Já o quarto momento será no dia 6 de novembro, com o tema “Roteiro”. O último encontro está programado para o dia 20 de novembro e será diferenciado, contando com uma oficina de ilustração com imagens criadas a partir do universo literário.

Vale do Taquari

A Unidade Básica de Saúde de Doutor Ricardo informa que estará administrando a 2ª dose da vacina HPV, que serve para prevenir contra o câncer do colo do útero. A primeira dose foi aplicada em março.

A Prefeitura de Arvorezinha está atendendo em turno único, das 07 às 13 horas. Exceto as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, que permanecem atendendo em horário normal. O recolhimento de lixo também continua no mesmo horário. O turno único permanece vigorando até o dia 31 de dezembro

O aniversário do CRAS de Doutor Ricardo será celebrado com confraternização no dia 23 de setembro, às 13 horas e 30 minutos. Haverá transporte como de costume para a melhor idade e participantes de todos os projetos desenvolvidos no CRAS.

Ontem no Posto de Saúde de Três Saltos Baixo, em Travesseiro, aconteceu o encontro do Grupo do Bolsa Família do Interior, coordenado pela Assistente Social Neuza. Na oportunidade foram abordadas as condicionalidades do programa e a importância da frequência nas reuniões. Após as profissionais desenvolveram trabalhos de artesanato.

Para o dia 13 de outubro, o CRAS de Colinas está organizando uma programação especial em comemoração a semana do idoso. Na oportunidade será realizada a palestra show “Transforme a terceira, na melhor idade”, com o palestrante Fabio Fiel. A atividade terá início às 14 horas, no Centro Comunitário de Colinas.

Rio Grande do Sul

- O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reagiu hoje a uma declaração da presidente Dilma Rousseff, que afirmou que quem "usar crise para chegar ao poder é golpe".

- Vandalismo resultou em feridos hoje na zona sul de Porto Alegre. A Escola Municipal Senador Alberto Pasqualini foi atacada a pedradas, na Restinga. Uma professora e um aluno ficaram feridos após a janela ser atingida.

- O líder do governo na Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, do PMDB, projetou as votações da próxima semana quando irá entrar em pauta o aumento de alíquotas de ICMS

- Cinco categorias de servidores mantém greve no Rio Grande do Sul. A paralisação por mais tempo é a dos servidores da Ufrgs, há cem dias e que afeta bibliotecas e secretarias.

- A Defesa Civil mantém o alerta para o risco de novos temporais no estado até o final de semana. O órgão está fazendo levantamento de informações e entrará em contato com os municípios que serão mais atingidos.

Brasil

- A suspensão dos concursos públicos federais em 2016 vai abranger até 40 mil 389 cargos reservados para "provimento, admissão ou contratação", referentes a todos os Poderes.

- O Tribunal de Justiça de São Paulo absolveu hoje Marta Suplicy em processo de improbidade administrativa.

- O ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes pediu reforço da segurança após receber e-mails com ameaças.

- O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes assinou hoje em Brasília ficha de filiação ao PDT. Conforme o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, a intenção é lançar Ciro à Presidência da República em 2018.

- O ex-ministro da Educação Cid Gomes foi condenado pela justiça a pagar 50 mil reais por danos morais ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

No INSS, perícias médicas, renovação de procurações e transferências de benefícios não estão sendo feitas. A paralisação de servidores do Ministério do Trabalho prejudica a confecção e emissão de carteiras profissionais.

Na Justiça Federal atendimento ao público e prazos processuais estão prejudicados.

Já nos próximos dias, a greve nos Correios irá comprometer a entrega de correspondências, exceto no centro do estado.

Mundo

- O presidente da Síria afirmou que a crise de refugiados é culpa dos países ocidentais.

- As autoridades ucranianas anunciaram nesta quarta-feira a imposição de sanções a cerca de quatrocentas personalidades, entre elas jornalistas ocidentais, assim como a 90 entidades jurídicas.

- O forte terremoto que atingiu o Chile na noite dessa quarta-feira vitimou pelo menos cinco pessoas no país, de acordo com o Ministério do Interior e Segurança Pública. Pelo menos 1 milhão de pessoas saíram de suas casas nas regiões costeiras, em razão do risco de tsunami. O alerta para ondas grandes já foi retirado de algumas regiões e no Peru, mas não totalmente descartado até por volta da 1h30min. 

As regiões de Coquimbo, Illapel, Canela e Salamanca foram as mais atingidas pelo sismo, que teve 8,4 graus na escala Richter. Até à 1h, pelo menos 35 réplicas foram registradas, algumas delas com mais de 6 graus na escala Richter. O governo do Chile desaconselhou viagens às regiões de Coquimbo e Valparaíso, que é um dos principais destinos turísticos do país. A recomendação vale até que se retire o alerta de sismos. 

A presidente chilena, Michelle Bachelet, após reunião de emergência, elogiou as medidas tomadas após o sismo e recomendou às pessoas que precisaram ser evacuadas que se mantivessem em zonas altas. “Estamos em um processo de continuar monitorando as regiões afetadas. É uma análise que está em andamento”, afirmou ela, que revelou que cogita declarar estado de exceção. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário