Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Vale do Taquari, Paverama-RS e Colinas-RS - 23 de setembro de 2015



Univates
Nesta segunda e terça-feira, dias 21 e 22, ocorre a oficina preparatória para a VIII Competição de Robótica da Univates. Com sequência na semana que vem, nos dias 28 e 29 de setembro, a atividade faz com que estudantes do Ensino Médio montem seus robôs estruturalmente e os preparem para um duelo. A competição em que as criações serão colocadas em prática integra o 9º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), que ocorre, entre os dias 19 e 24 de outubro, na Univates.

No primeiro dia, os alunos aprenderam questões que envolvem conceitos de robótica, identificação de peças, sensores e motores, além da montagem de robôs. Já nas atividades desta terça-feira são planejadas a criação de novos modelos de robôs, a realização de programação e práticas de grupo. Essas oficinas ocorrerão também na próxima semana, com outras escolas da região do Vale do Taquari.

Vale do Taquari
Paverama - Os alunos da Escola Municipal Ensino Fundamental Reinaldo Markus, do Bairro Fazenda São José, realizaram na última semana uma programação diferenciada referente ao mês Farroupilha.

Após realizar diversos trabalhos relacionados ao tema em sala de aula durante toda semana, na sexta-feira os alunos tiveram um momento de integração com almoço, carreteiro, apresentações, danças, roda de chimarrão e preparação de uma receita de bolo de erva mate.

Os alunos gostaram da programação e com isso cultivaram e demonstraram a riqueza da cultura gaúcha.

Está chegando a hora der escolher os conselheiros tutelares do município de Paverama. No dia 4 de outubro de 2015 será realizado o processo de escolha dos conselheiros tutelares. Será primeira vez que a votação ocorrerá em data unificada em todo o país.

Estão aptos a votar os maiores de 16 (dezesseis) anos, inscritos como eleitores do Município constantes na lista eleitoral fornecida pelo Cartório Eleitoral, devendo o eleitor apresentar, por ocasião da votação, o título de eleitor e/ou documento oficial com fotografia.

A votação será no Centro de Referência em Assistência Social, das 8h às 17h, na Rua Célio Klein, nº 43, Bairro Centro. Todos os eleitores do município podem votar em um dos candidatos.

A Secretaria Municipal da Agricultura de Colinas, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, comunica aos produtores que está em andamento a campanha de everminação 2015. É importante que os produtores deixem os animais presos e aguardem a chegada do vacinador. Confira o roteiro:

Quarta-feira, dia 23 de setembro: na propriedade de Edeli M. Gattermann, Tecla Imhoff, Elton Höfliger, Vilson Imohff, Iracema F. Krieger, Edo Jung, Hedi Messer, Irmengarda B da Silva, Azênia Schardong, Selvino Dickel, Aloísio Schwarzer, Orlando Dickel, Ilse Saling, Ivo A. Kusler, Maria de Lurdes Heinrichs, Mirno Gallas e Geni Scherer, Adélio Diehl, Edio Korner, Erno Rohsig e Liselote Morrigi.

Quinta-feira, dia 24 de setembro: na propriedade de Selvino João Horst, Hugo Stapenhorst, Nelson Goldmeier, Janete Decker, Naides Kautzmann, Eugênio Prediger, Harti Fensterseifer, Auri Kautzmann, Henrique Lutz, Edel Prediger, Roselia Dias, Cesar Emer, Iria Dhein, Hugo Klein, Erico Höfliger, Irineu Dannebrock, Henrique Imhoff, Dilamar Gedoz, Norberto Bergjohann, Ari Graff, Glaci Pott, Márcia Magedanz, Romaldo Magedanz, Darci Hubert, Eda Schneider, Rugarth Grave e Silvane Dannebrock.

Sexta-Feira, dia 25 de setembro: na propriedade de Alvino Röhsig, Guenter Ullrich, Asildo Ahlert, Lino Koht, Werno Lamping, Celira Koht, Romildo Borghardt, Ilario Meyring, Azedo Lagemann, Elvino Buth, Hilario Lagemann, Romeu Ulrich, Nelson Meyring e Norma Stiegemeier.

Sábado, dia 26 de setembro: na propriedade de Edio Lagemann, Hilmo Horst, Elton Schwarzer, Ricardo Dickel, Dietwald Pott, Silvio Lageman, Darci Naehr, Leonice Freisleben, Edeltrudes Eckerdt, Ricardo B. Lagemann, Eweraldo Egewarth, Rudi Knobloch, Lurdes Wanderer, Carla Wanderer, Mauricio Hofliger, Hugo Redecker e Iliane Rohsig.

Colinas – Os idosos terão uma programação especial no dia 13 de outubro. Na oportunidade, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) realizará a palestra show “Transforme a terceira, na melhor idade”, com o palestrante Fabio Fiel. A atividade terá início às 14h, no Centro Comunitário de Colinas. Durante a tarde ainda haverá apresentação dos alunos da oficina de dança, brincadeiras, sorteio de brindes, lanche e encerramento com baile. Todos os idosos estão sendo convidados para participar, mas a atividade também é aberta para a comunidade em geral.

A Administração Municipal vai disponibilizar transporte para o evento. Um ônibus deve sair às 13h da Linha Ano Bom Alto, passando pelo Ano Bom Baixo (cemitério), pela Rua Parobé, Linha Westfália, Linha 31 de Outubro até a divisa. O outro ônibus também sai às 13h e deve passar pela Rua Olavo Bilac, Linha Roncadorzinho, Linha Leopoldina, Linha Roncador, Linha Santo Antônio (comunidade), RS129 até o centro.

Rio Grande do Sul
A Primavera terá início nesta quarta-feira às 5h20.

- O Rio Caí estabilizou em 10 metros acima do nível normal e deve começar a baixar nesta quarta-feira.

Brasil
- A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, será julgada por incitação ao ódio.

- Os gastos de brasileiros em viagens internacionais caíram 46% em agosto, na comparação ao mesmo mês de 2014.

- O ministro do STF Celso de Mello autorizou a abertura de investigações sobre o ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante e o senador tucano Aloysio Nunes Ferreira.

- Projeto de lei que reduz de dez para cinco anos o prazo para que uma empresa sem atividade se torne inativa foi aprovado hoje pela Comissão de Constituição e de Justiça da Câmara.

Mundo
- Autoridades norte-americanas abriram investigação criminal para apurar alterações em cerca de 500 mil carros da Volkswagen vendidos no país.

- Ex-jogador da dupla Gre-Nal Fabio Pinto é um dos presos em operação desencadeada hoje pela Polícia Federal nos três Estados do Sul.

- A União Europeia aprovou hoje a divisão de 120 mil refugiados entre os 26 países signatários do tratado de refúgio.

- Nova previsão de PIB indica retração de 2,44% neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário