Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 19 de maio de 2015

Vale do Taquari Notícias - 19 de maio de 2015



Univates:

Inaugurado há um ano, o Centro Cultural Univates tem sido notícia não apenas pelos espetáculos que promove, como também pelo projeto arquitetônico que se destaca na área central do câmpus. Uma das publicações foi na edição mais recente da revista Projeto Design, periódico de grande importância na área da Arquitetura e Urbanismo e uma das revistas mais tradicionais nesse âmbito.

Devido ao sucesso, aos vários compartilhamentos e à adesão da comunidade acadêmica da Univates, o Projeto Recompense terá seu prazo de duração estendido. A iniciativa ocorre até a próxima sexta-feira, dia 22. De acordo com o acadêmico Arthur Ceni, um dos organizadores da ação, esta é mais uma chance de repensar e mostrar que o uso compartilhado pode mudar o futuro. Os pontos de compartilhamento seguem os mesmos, no Prédio 9, onde podem ser trocados livros e objetos diversos; e no Prédio 12, onde estão disponíveis livros, revistas e polígrafos.

Vale do Taquari:

Desde o início do ano letivo o CEAT Região Alta, localizado em Roca Sales, conta com a Fábrica de Ciências como atividade optativa gratuita. A iniciativa reúne alunos de 3ª a 9ª série para aprender conteúdos de ciências aliando teoria e prática. As atividades são coordenadas pelo professor Luis Galileu Gall Tonelli.

Em parceria entre Administração Municipal de Estrela e AES Sul, foi realizada na Câmara de Vereadores palestra "Parceiros da Segurança - Prevenção de acidentes com energia elétrica". O palestrante foi o Engenheiro Mateus Alves da Silva, coordenador de Segurança da AES Sul.

Cerca de 400 livros estarão à disposição da comunidade de Putinga nesta sexta-feira, durante a Feira do Livro que ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Domenico Carlino.

A Associação Pró-Menor de Encantado (AME) recebeu a doação de cestas básicas do bancário Wagner Johann. A entidade atende mais de 90 crianças em situação de vulnerabilidade social.

Adequações na unidade da JBS em Roca Sales iniciaram neste mês. O prédio recebe maquinários e instalações para incluir a linha de corte e processamento de embutidos de peru. A ampliação soma o investimento inicial de R$ 16,5 milhões. Com os investimentos, a unidade abrirá mais de cem novas vagas de emprego.

No dia 24 de maio, às 16 horas, ocorre no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, o encontro de todas as rainhas do Festival do Chucrute, nos 50 anos de história do evento.

A Secretaria da Agricultura de Paverama recebe até o dia 12 de junho os pedidos de mudas frutíferas.

Além das oficinas de Música, Violão e Teclado, Violino e Flauta, Cerâmica, e Teatro, a novidade na Casa de Cultura de Lajeado são as aulas de Dança de Rua. Adolescentes de nove a 16 anos podem se inscrever diretamente na Casa de Cultura.

Integrando a programação do 34º aniversário do município de Teutônia, a CIC Teutônia realiza Almoço Empresarial especial com palestra do prefeito Renato Altmann. Será no dia 20 de maio, às 11h45min, no Auditório 03 da entidade. O tema da palestra será “Teutônia: 34 anos de desenvolvimento”.

Com o objetivo de revisar o eleitorado e coletar dados biométricos, a Justiça Eleitoral atenderá eleitores de Santa Clara do Sul a partir de 20 de maio. O recadastramento ocorrerá até 26 de agosto, no Cartório em Lajeado, que funciona das 11h às 18h. O processo também será realizado em Santa Clara, em data a ser definida pela Justiça Eleitoral.

No dia 27 de maio será feito o recolhimento das embalagens de agrotóxicos no município de Estrela. O trabalho é coordenado pela Fundação Pró-Rio Taquari, com apoio da Administração Municipal, STR e Emater.

A Prefeitura de Santa Clara do Sul está com inscrições abertas para o processo seletivo ao cargo de agente de saúde. Os interessados podem se inscrever no Centro Administrativo até o dia 25 de maio.

Com o objetivo de continuar com os preparativos para o Desfile Temático em homenagem ao Centenário que ocorre no dia 13 de setembro, haverá no próximo dia 18 de maio, às 13h30min, no Auditório Brasil do Centro Administrativo, uma reunião com a Comissão de Educação do Centenário e os diretores das escolas de Encantado.

A Secretaria da Agricultura de Encantado informa aos produtores rurais que o pagamento do milho troca-troca safra 2014-2015 deve ser feito até o dia 30 de maio.

Com o objetivo de aprimorar a qualidade na produção de leite e obter uma maior valorização do produto, a Emater de Roca Sales organiza para o dia 21 de maio, no salão da comunidade da Linha Júlio de Castilhos Alto, um curso de qualidade de leite e manutenção de ordenhadeira. O curso tem início às 09 horas. Inscrições podem ser efetuadas junto aos escritórios da Emater de Roca Sales, Encantado e Muçum.

Uma caravana realiza visitas por municípios da região com o intuito de convidar a população do vale para a Suinofest 2015, que será realizada nos dias 05, 06, 07, 12, 13 e 14 de junho, no Parque João Batista Marchese, em Encantado. 

Estado:

Acordo firmado hoje entre General Motors (GM/RS) e o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí garantiu a manutenção dos três turnos de trabalho pela montadora até o final de 2015. “Salvamos três mil empregos”, comemorou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, numa referência ao número de demissões, no complexo automotivo (GM e sistemistas), caso houvesse a eliminação de um turno.

Brasil:

O Programa Banda Larga nas Escolas, assumido pelas prestadoras do serviço, em metas contratuais de universalização dos serviços de telecomunicações, contabiliza 84 mil escolas públicas com internet gratuita, informou nesta segunda-feira a Associação Brasileira de Telecomunicações. De acordo com a entidade, do total, 66 mil são escolas públicas de ensino fundamental e médio localizadas em áreas urbanas e 18 mil, nas áreas rurais dos municípios. Entre as instituições, há escolas municipais, estaduais e federais.

Mundo:

Um deslizamento de terra deixou ao menos 48 mortos e 27 feridos no município colombiano de Salgar, Antioquia, após fortes chuvas atingirem a região na madrugada desta segunda-feira, informaram autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário