Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Notícias em Destaque - 28 de maio de 2015



Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Hoje com participação do secretário do Meio Ambiente - Hilário Eidelwein... Na pauta - O Plano de Zoneamento Ambiental e Urbanístico das Áreas Especiais de Intervenção Ambiental de Estrela foi apresentado, no último dia 19, ao Ministério Público. O encontro contou com a presença da promotora de Justiça Andrea Almeida Barros, do prefeito Rafael Mallmann, do secretário do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Hilário Eidelwein, técnicos e profissionais que estiveram envolvidos no trabalho. Conforme Eidelwein o objetivo do Plano, realizado por uma comissão nomeada pelo Executivo, é promover o crescimento econômico do município sem agredir o Meio Ambiente.
A proposta foi elaborada porque, de acordo com o Código Florestal, intervenções em grande parte da cidade estariam vetadas onde houvesse proximidade com a água, por localizar-se em Área de Preservação Permanente. No caso do Rio Taquari esta distância seria de 200 metros, enquanto que nos arroios Boa Vista e Estrela esta distância a ser preservada é de 50 metros.

O Governo de Estrela está representado no Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas para a gestão 2015/2017. O secretário do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Hilário Eidelwein, passou a integrar o Comitê ocupando uma das vagas no grupo de representantes dos Usuários da Água na categoria de Esgotamento Sanitário, Drenagem e Gestão Urbana e Ambiental. A posse ocorreu no dia 8 de maio, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). 
Além do secretário, também faz parte da nova gestão do Comitê a coordenadora da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, Regiane Mallmann. Ela integra a categoria dos Órgãos Governamentais, representando a 3ª Coordenadoria Regional de Educação.

A Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela recebeu nesta terça-feira (12) mil mudas de árvores nativas a título de compensação ambiental de empreendimentos licenciados dentro da área do município. São quaresmeiras, pitangueiras, cerejeiras e outras espécies que foram doadas por empresas que obtiveram o licenciamento ambiental em âmbito federal para fazerem a duplicação da BR 386 e serão agora plantadas nas calçadas, parques e logradouros da cidade. "Vamos fazer o plantio nos meses de inverno que é a época adequada para isso", informa o biólogo da prefeitura, Gaspar Luiz da Silveira Franco.
A legislação determina que sejam plantadas 15 mudas para cada árvore nativa cortada, em determinados tipos de licenciamento.

Notícias em Destaque:

- O Supremo Tribunal Federal decidiu derrubar a regra do Tribunal Superior Eleitoral que determinava a perda do mandato de um político eleito pelo sistema majoritário que mudasse de partido.

- Centenas de pessoas se manifestaram contra o governo Dilma Rousseff  em Brasília e entregaram ao Congresso um documento que exige o início de um julgamento de impeachment.

- O ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, autorizou a quebra do sigilo telefônico do senador Valdir Raupp, investigado na Operação Lava Jato.

- O Departamento de Justiça norte-americano divulgou um documento de 168 páginas em que detalha as acusações feitas aos dirigentes da Fifa presos em Zurique.

- O dólar fechou o dia em queda, cotado a R$ 3,15.

- Os servidores permaneceram em greve mesmo após a aprovação do reajuste salarial, na última segunda-feira (25).

- A Justiça do Trabalho proibiu o bloqueio de garagens de ônibus em Porto Alegre na próxima sexta-feira (29), quando está programada uma paralisação geral de diversas categorias.

- O Judiciário negou recurso do governo estadual e manteve o bloqueio de R$ 3,4 milhões para o pagamento de precatórios.

- Juiz pretende decidir até julho se réus do caso Bernardo serão julgados pelo Tribunal do Júri.

- As aulas foram suspensas para 500 alunos em Morrinhos do Sul, no Litoral Norte, nesta quarta-feira (27), por causa dos alagamentos decorrentes da chuva intensa.

- Chuva dificulta trânsito na região metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário